Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de janeiro de 0395.

Morre Teodósio I, imperador romano, o último imperador a governar tanto a parte oriental quanto a metade ocidental do Império Romano.

Teodósio I, dito o Grande

Teodósio I, dito o Grande (nascido Flávio Teodósio, desde 19 de janeiro de 379, em latim Dominus Noster Flavius Theodosius Augustus; à sua morte, Divus Theodosius ( Coca, Hispânia, 11 de janeiro de 347 d.C. - Milão, 17 de janeiro de 395 d.C.), foi um imperador romano desde 19 de janeiro de 379 até à sua morte.

Promovido à dignidade imperial após o Desastre de Adrianopolis, primeiro compartilhou o poder com Graciano e Valentiniano II. Em 392 d.C., Teodósio reuniu as porções oriental e ocidental do império, sendo o último imperador a governar todo o mundo romano. Após a sua morte, as duas partes do Império Romano cindiram-se, definitivamente, em Império Romano do Oriente e Império Romano do Ocidente.

No que diz respeito à política religiosa, tomou a transcendental decisão de fazer do cristianismo niceno ou catolicismo a religião oficial do Império mediante o Édito de Tessalônica de 27 de fevereiro de 380 d.C..

Morte

Teodósio morreu em Milão, depois de combater um edema vascular, a 17 de janeiro de 395. Ambrósio organizou e logrou que seu corpo repousasse numa propriedade em Milão. Ambrósio pronunciou um panegírico intitulado De Obitu Theodosiiante Estilicão e Honório no qual Ambrósio detalhou a supressão da heresia e o paganismo por Teodósio. Os seus restos mortais foram trasladados definitivamente para Constantinopla a 8 de novembro de 395. A Igreja Ortodoxa reconhece-o como santo.


Santo Ambrósio e o imperador Teodósio, p
or Anton van Dyck.

Fonte: Wikipédia


Tags: Romano, imperador, Teodósio, Ambrósio, imperador romano, Graciano, Valentiniano II






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.10

  • Dia da Iluminação
  • Dia de Santo Hilarião
  • Dia do Anjo Yabamiah
  • Dia do Contato
  • Dia do Contato Publicitário
  • Dia do Ecumenismo
  • Dia do Lixeiro
  • Dia do Securitário