Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 12 de Agosto de 1881.

Nasce Cecil B. DeMille, realizador de cinema

Cecil B. DeMille, c. 1920

Cecil Blount DeMille, mais conhecido como Cecil B. DeMille (Ashfield, 12 de agosto de 1881 - Los Angeles, 21 de janeiro de 1959) foi um cineasta americano, um dos 36 fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Nascido em uma família ligada à arte, seu pai foi um professor, ator e dramaturgo, enquanto sua mãe, também uma professora, ensinava inglês na Brooklyn Academy Lockwood. Cecil decidiu estudar Artes Dramáticas em Nova York, onde a família se mudou depois de Cecil passar pela Escola Militar da Pensilvânia e ser rejeitado como um soldado para lutar na guerra contra a Espanha. Em 1900, ele conseguiu fazer alguns shows da Broadway atuando pela companhia teatral de Mary Pickford, com a ajuda de diretor de teatro David Belasco, amigo seu pai. Neste período ele se casou com a atriz Constance Adams, e dedicou-se a produzir e dirigir algumas obras teatrais, além de trabalhar com seu irmão William, o que o ajudou a conseguir suficiente experiência no teatro (encenação, direção de atores e show business em geral).

Entre 1913 e 1956, ele fez setenta produções, ambos os filmes mudos e sonoros. Ele é reconhecido como um dos fundadores da indústria cinematográfica de Hollywood, o produtor-diretor mais bem sucedido comercialmente na história do cinema.

Seus filmes mais populares são: The King Of Kings (sua biografia de Jesus Cristo, foi aclamado por sua sensibilidade. Embora fosse um filme mudo, que circulou em 16 milímetros, causou impressões por mais de meio século depois de seu lançamento, atingiu mais de 800 milhões de espectadores), The Ten Commandments, Cleopatra, Samson and Delilah, The Greatest Show on Earth (pelo qual ganhou o Oscar de melhor filme) e a segunda versão de Os Dez Mandamentos, o sétimo filme de maior bilheteria de todos os tempos, o primeiro na lista baseada na Bíblia, tornando-se o maior êxito comercial de sua carreira e da história da Paramount (43 milhões de dólares só arrecadados no mercado norte-americano).

Nas primeiras horas de 21 de janeiro de 1959, DeMille morreu de insuficiência cardíaca.

Fonte: Wikipédia

 

 





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 03.12

  • Dia de São Francisco Xavier
  • Dia Internacional do Portador de Deficiência Física