RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Estreia na Broadway, “The Crucible” (As Bruxas de Salém), de Arthur Miller

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de Janeiro de 1953.

Estreia na Broadway, “The Crucible” (As Bruxas de Salém), de Arthur Miller

As Bruxas de Salem (The Crucible), peça teatral escrita por Arthur Miller

As Bruxas de Salem (The Crucible, em língua inglesa) é uma peça teatral escrita por Arthur Miller em 1953, baseada nos eventos históricos que levaram à perseguição das Bruxas de Salém a partir de fevereiro de 1692, em Massachusetts.

A peça foi escrita no início da década de 1950 como uma resposta ao macartismo, período no qual o governo estadunidense passou a perseguir pessoas acusadas de comunistas. O próprio Miller foi chamado para depor perante o Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas da Câmara dos Representantes.

A peça foi primeiramente apresentada na Broadway em 22 de janeiro de 1953. A maioria das críticas foi hostil, apesar do jornal The New York Times ter argumentado tratar-se de "uma peça poderosa [numa] performance bem conduzida". Apesar disso, As Bruxas de Salem venceu o prêmio Tony de melhor peça daquele ano. Um ano depois a peça foi reapresentada e começou a tornar-se um clássico do teatro estadunidense. Hoje, é apresentada e estudada em escolas de ensino médio e em universidades, tanto pelo estatuto revolucionário quanto pela sua documentação não-explícita da política estadunidense da década de 1950.

Adaptações cinematográficas

A peça foi adaptada duas vezes para o cinema. A primeira adaptação, intitulada Les Sorcières de Salem, foi feita na França em 1957 por Jean-Paul Sartre. A segunda, intitulada The Crucible, foi feita em 1996 pelo próprio Miller, que recebeu uma nomeação para o Oscar de melhor argumento adaptado. Em 1961 a peça foi adaptada para o formato de ópera pelo compositor Robert Ward, que recebeu um prêmio Pulitzer de melhor música pelo seu trabalho nessa adaptação. Também houve várias adaptações para a televisão, as mais notáveis são a de 1967 com George C. Scott no papel principal e a de 2002, intitulada Salem Witch Trials, com Kirstie Alley e Rebecca De Mornay.

Fonte: Wikipédia


Tags: Teatro, estreia, The Crucible, As Bruxas de Salém, Arthur Miller






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom