Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 22 de Janeiro de 1922.

Morre o Papa Bento XV

Bento XV, 258º Papa da Igreja Católica

Papa Bento XV (em italiano: Benedetto XV, em latim: Benedictus PP. XV) OFS, nascido Giacomo della Chiesa, Pegli, Gênova, 21 de novembro de 1854 — Roma, 22 de janeiro de 1922) , foi o 258º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 3 de setembro de 1914 como sucessor do Papa Pio X, foi entronizado a 6 de setembro de 1914. Morreu a 21 de novembro de 1854.

Biografia e carreira eclesiástica

Giacomo della Chiesa nasceu em Pegli, na região de Gênova, em 21 de novembro de 1854, numa família nobre. Seu desejo de se tornar padre foi rejeitado no início por seu pai, que insistia em uma carreira jurídica para o filho. Doutorou-se em Direito em 1875, aos 21 anos, tendo depois sido ordenado sacerdote e entrado no serviço diplomático do Vaticano, como secretário do cardeal Mariano Rampolla. Frequentou a Universidade de Génova que, após a unificação da Itália, foi amplamente dominada pela política anticatólica e anticlerical. Com o doutoramento em Direito e a idade legal, pediu novamente ao pai permissão para estudar para o sacerdócio, que foi então relutantemente concedida.

Em 18 de dezembro de 1907, Della Chiesa ascendeu a arcebispo de Bolonha e em 25 de maio de 1914 a cardeal.


Papa Bento XV quando criança em 1868.

Eleição e Pontificado

Com a morte do Papa Pio X, os cardeais que tinham direito ao voto naquela época, reuniram-se na Capela Sistina e, em 3 de setembro de 1914 elegeram o cardeal Giacomo della Chiesa o novo Pontífice Romano. O novo Papa, naquele mesmo dia, concedeu a bênção Urbi et Orbi a todos os que ali estavam.

Promulgou o Codex Iuris Canonici (Código do Direito Canônico) em 27 de maio de 1917. Em 5 de maio de 1920, canonizou Joana d'Arc.


Missa de Coroação de Bento XV em 1914.

Bento XV e a Primeira Guerra Mundial

Com a Primeira Grande Guerra, fez um discurso sobre a posição da Igreja e os seus deveres, enfatizando a necessidade de ter uma postura neutral e promover a paz e acudir aos deslocados e feridos. Fez diversas tentativas, infrutíferas, para negociar a paz, tendo o Vaticano sido excluído das negociações de paz no final da guerra. Após o armistício de 1918, Bento XV dedicou-se à reforma administrativa da Igreja, com o intuito de a adaptar ao novo sistema internacional emergente.


Papa Bento XV.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, direito, Código do Direito Canônico






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes