Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de janeiro de 1637.

Chegada de Maurício de Nassau ao Recife


João Maurício de Nassau-Siegen, em neerlandês Johan Maurits van Nassau-Siegen e em alemão Johann Moritz von Nassau-Siegen, (Dillenburg, 17 de junho de 1604 - Kleve, 20 de dezembro de 1679) foi conde e (após 1674) príncipe de Nassau-Siegen, um Estado do Sacro Império Romano-Germânico e mais tardiamente da Confederação Germânica, localizado nas cercanias das cidades de Wiesbaden e Coblença.

Filho do conde João VII de Nassau, casado em segundas núpcias com Margarida de Holstein, princesa de Holstein-Sonderburg, filha do duque de Schleswig-Holstein e de uma princesa da dinastia de Brunswick, João Maurício foi o décimo-terceiro filho de seu pai, mas o primogênito do segundo casamento.

A armada de Maurício de Nassau partiu do porto de Texel a 25 de outubro de 1636, A frota era composta por quatro embarcações (Zuphel, Adão e Eva, Senhor de Nassau e Pernambuco).

Além dos 350 soldados, traz cientistas, artistas, arquitetos e engenheiros, entre os quais o latinista e poeta Franciscus Plante, o médico e naturalista Willem Piso, o astrônomo e naturalista Georg Marcgrave, o médico Willem van Milaenen, e os pintores Frans Post e Albert Eckhout.

A frota chega ao Recife no dia 23 de janeiro de 1637.

Tags: Invasão Holandesa, colonização, invasão






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.08

  • Dia de São Fábio
  • Dia do Anjo Yabamiah
  • Dia dos Pais
  • Dia Internacional dos povos indígenas (ONU)
  • Dia Municipal de Combate à Fome e à Miséria