Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 24 de Novembro de 1965.

Morre Sir Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial


Sir Winston Leonard Spencer Churchill (30 de Novembro de 1874, Woodstock, Oxfordshire - 24 de Janeiro de 1965, Londres) foi um estadista britânico, escritor, jornalista, orador e historiador, famoso principalmente por ser o primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Era filho de Lorde Randolph Churchill e da norte-americana Jennie Jerome, sendo neto do sétimo Duque de Marlborough.

Em 10 de maio de 1940, Churchill chegou ao cargo de Primeiro-Ministro britânico, contando com 65 anos de idade. Seus discursos memoráveis, conclamando o povo britânico à resistência e sua crescente aproximação com o então presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt, visando a que os Estados Unidos da América ingressassem definitivamente na guerra, foram essenciais para o êxito dos aliados.

O exemplo de Churchill e sua incendiária oratória permitiram-lhe manter a coesão espiritual do povo britânico nas horas de prova suprema que significaram os bombardeios sistemáticos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do Reino Unido.

Apesar da vitória na Segunda Guerra em 1945, os conservadores de Churchill perderam as eleições para os socialistas, liderados por Clement Atlee, deixando assim o cargo de Primeiro-Ministro. Em 1951 em razão de vitória por ampla maioria dos conservadores nas eleições daquele ano, Churchill voltou ao cargo de Primeiro-Ministro; tinha então 76 anos de idade.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.11

  • Dia do Ministério Público
  • Dia de São Belino
  • Dia do Anjo Iehuhiah

Agenda do dia - 26.11

  • 18:00 às 24:00 Bolinho de Batata no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121