Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de janeiro de 1961.

O desenho animado da Disney “Cento e um dálmatas” é lançado nos cinemas norte-americanos. O filme levou três anos para ser finalizado e custou $4 milhões. Foi um grande sucesso de bilheteria


Este foi um dos últimos desenhos animados realizados sob a supervisão do mestre Walt Disney. E que, inevitavelmente, se inclui na lista dos grandes clássicos do gênero, assim como Branca de Neve e os Sete Anões e Pinóquio.

Baseado no livro homônimo de Dodie Smith, a história se passa na cinzenta Londres, onde um casal de dálmatas tem quinze filhotes de uma só vez.

Os donos da casa e dos animais recebem a visita de Cruela Cruel, uma velha esnobe e cruenta como lhe convém o nome. Seu desejo é comprar quantos dálmatas surgir e com eles confeccionar um casaco de peles. Ao saber da existência dos quinze pequeninos, decide seqüestrá-los e levá-los à sua sinistra mansão.

Mas lá existem mais 84 filhotes, todos sem saber que a morte os aguarda. Em resumo, a história trata de seqüestro e resgate. O primeiro é de se esperar, quando conhecemos a vilã Cruela e suas intenções.

O resgate torna-se assim o motivo de aventura e tensão do desenho, que também conta com uma boa dose de diversão. Cachorros, gatos e outros bichos se juntam para encontrar os filhotes e tentar salvá-los.

No original em inglês, a voz do dálmata Pongo (pai dos pequeninios) é de Rod Taylor, ator australiano que trabalhou na adaptação de H.G. Wells A Máquina do Tempo, de 1961, e em Os Pássaros, dirigido por Hitchcock em 1963.

Foi feito e produzido pela Walt Disney, e ele foi originalmente lançado nos cinemas em 25 de janeiro de 1961 pela Buena Vista Distribution.

Tags: Disney, desenho, cinema, filme, animação






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.11

  • Dia de Nossa Senhora do Rocio
  • Dia do Anjo Ieiaiel
  • Dia do Esporte Amador
  • Dia do Joalheiro
  • Dia do Santo Alberto Magno
  • Dia Nacional da Umbanda
  • Proclamação da República