Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de fevereiro de 0824.

Morre o Papa Pascoal I

São Pascoal I, 98º Papa da Igreja Católica

O Papa São Pascoal I, nascido Pascale Massimi (Roma, Itália, ca. 775 – Roma, Itália, 11 de fevereiro de 824) foi o 98º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 25 de janeiro de 817 e faleceu em 11 de fevereiro de 824. É venerado e reconhecido Santo pela Igreja Católica.

Recém-eleito, recebeu como presente do filho de Carlos Magno, Ludovico II, o Pio (também chamado Luís I, o Piedoso), a Córsega e a Sardenha e a confirmação das doações feitas ao papado nas décadas precedentes (Roma, Tuscia, Perúgia, Campânia, Tívoli, Exarcado de Ravena, Pentápolis, Sabina) e se estabeleciam os limites do Estado da Igreja, dentro do qual era concedida plena soberania ao pontífice. Em 823, coroou o filho de Ludovico, Lotário, como imperador. Durante seu pontificado, ressurgiu em Constantinopla a heresia iconoclasta. Recebeu os monges e padres expulsos pelo arcebispo da cidade, que era herege, e colocou-os em mosteiros de Roma.

Realizou a trasladação de muitas relíquias dos mártires para igrejas. Ajudou os cristãos da Palestina e Espanha contra os sarracenos. É venerado e reconhecido Santo pela Igreja Católica e sua data de celebração é 11 de fevereiro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro