Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de fevereiro de 0641.

Morre o imperador bizantino Heráclio

Tremisse do imperador Heráclio

Flávio Heráclio Augusto (ca. 575 — 11 de fevereiro de 641), conhecido como Heráclio, o Jovem, reinou como imperador bizantino de 5 de outubro de 610 a 11 de fevereiro de 641.

Heráclio ascendeu à dignidade imperial após rebelar-se, juntamente com o seu pai, Heráclio, o Velho, contra o Imperador Focas. Foi aclamado imperador após tomar Constantinopla (com o auxílio da aristocracia local) e executar pessoalmente Focas. Foi coroado novamente naquela cidade em 5 de outubro de 610.

Por volta de 630, fez do grego a língua oficial do império, em detrimento do latim.

O novo imperador enfrentou sérios problemas nas fronteiras, com os ávaros ao longo do Danúbio e o Império Sassânida a leste. Após a Batalha de Antioquia, o exército sassânida tomou Damasco, Jerusalém e o Egito e chegou até Calcedônia, à margem do Bósforo.

Heráclio dedicou-se então a reorganizar o exército bizantino. Desenvolveu o conceito de outorgar terras a indivíduos em troca de serviço militar hereditário. As terras concedidas foram organizadas em Temas, unidades de terra agrícola pertencentes ao Estado, entregues a soldados, administradas por governadores militares (estratego) e fornecedoras de recrutas por meio do serviço militar hereditário. Este sistema garantiu a sobrevivência do Império Bizantino por séculos e permitiu a Heráclio reconquistar o território tomado pelos persas.

Heráclio abandonou o uso do antigo título Augusto, adotando o de "Rei dos Reis", à moda persa. Mais tarde, passou a empregar o título de Basileu, termo grego que significa "rei" e que foi aplicado aos imperadores bizantinos por 800 anos.

No final de seu reinado, as províncias da Síria, Judeia e Egito foram perdidas para os árabes, unificados por Maomé e professando o islamismo.

Fonte: Wikipédia


Tags: Flávio Heráclio Augusto, Heráclio, imperador, Império Romano, Império Bizantino, bizantino






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.08

  • Dia da Festa de Obaluaiê
  • Dia de São Jacinto
  • Dia do Anjo Mahasiah
  • Dia do Patrimônio Histórico