Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sexta-Feira, 19 de Maio de 0715.

Gregorius Sabellusé eleito como Papa Gregório II

Gregório II, 89º Papa da Igreja Católica

Papa São Gregório II , nascido Gregorius Sabellus, (Roma, 669 – Roma, 11 de fevereiro de 731) foi o 89º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 19 de maio de 715 e faleceu em 11 de fevereiro de 731. É venerado e reconhecido santo pela Igreja Católica. São Gregório II governou durante dezesseis anos.

Foi feito subdiácono e sacellarius (tesoureiro) da Igreja Romana pelo Papa Sérgio I. Este papa confiou-lhe também o cuidado da biblioteca papal.

Quando se tornou diácono, já tinha dado sinais de carácter e inteligência superior, pelo que foi escolhido pelo papa para o acompanhar a Constantinopla para debater os cânones do Concílio Quinissexto com o truculento imperador Justiniano II. A confiança do papa não foi defraudada, pois o diácono Gregório «pelas suas respostas admiráveis», resolveu todas as questões levantadas pelo imperador.

Com ele teve início o verdadeiro poder temporal dos papas. Seguiram-se as desavenças com o imperador do Oriente que num concílio ordenou a destruição de todas as imagens sacras. Este Papa é o principal responsável pela intensa obra de evangelização das populações germânicas - nomeou Bonifácio bispo da Germânia (722) e combateu os iconoclastas (727-731), seita que conseguiu expulsar.

Procurou consertar as muralhas de Roma, por temor dos muçulmanos. Morreu em 11 de fevereiro de 731, foi canonizado em data desconhecida.


Ícone do Papa São Gregório II.

Culto

O Papa São Gregório II é venerado e reconhecido santo pela Igreja Católica e Igreja Ortodoxa, e seu dia de festa é comemorado em 11 de fevereiro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.10

  • Dia de São Paulo da Cruz
  • Dia do Anjo Habuhiah
  • Dia do Guarda Noturno
  • Dia do Profissional de Informática