Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 07 de Fevereiro de 2008.

Ônibus espacial Atlantis é lançado, depois de dois meses de espera

O lançamento da Atlantis com o laboratório Columbus

O ônibus espacial Atlantis (OV-104), foi o quarto veículo deste tipo a ser construído pela NASA. Recebeu o nome de Atlantis, em honra do primeiro navio de pesquisa oceanográfica dos Estados Unidos, com o mesmo nome.

Beneficiando da experiência adquirida com a construção dos seus antecessores, o Atlantis tinha um peso inferior em cerca de 3 toneladas, e teve um tempo de construção reduzido a metade, em relação ao primeiro veículo operacional, o já desaparecido Columbia. Algumas peças adicionais, não usadas na sua construção, foram mais tarde utilizadas no Endeavour.

O primeiro voo do Atlantis, realizou-se a 3 de outubro de 1985, na missão STS-51-J. Desde então lançou várias sondas, e tem participado na construção da ISS.

A missão STS-122

STS-122 foi uma missão da NASA com o ônibus espacial Atlantis dando continuidade a construção da Estação Espacial Internacional, sendo a 24ª missão para a ISS (sigla em inglês), e o 121º voo de um ônibus espacial, também denominada como missão 1E para montagem da ISS.

A data inicial da missão STS-122 era o dia 6 de dezembro de 2007, contudo uma falha na leitura do sensor (ECO), responsável em informar se o tanque de combustível está cheio, provocou o adiamento para o dia 9 de dezembro de 2007. Durante os preparativos para o lançamento, novamente os sensores falharam, o que resultou em novo adiamento para o dia 3 de janeiro de 2008, e posteriormente para 10 de janeiro, sendo finalmente lançando em 7 de fevereiro de 2008.

O principal objetivo da STS-122 foi acoplar o módulo europeu Columbus na ISS.

A Atlantis retornou à Terra no dia 20 de fevereiro de 2008 às 14h07 (UTC) no Centro Espacial Kennedy.

A tripulação

Levado para a ISS Expedição 16

Trazido da ISS Expedição 16


Da esquerda para a direita - Primeira fila: Frick, Eyharts, Poindexter; Fila de trás: Melvin, Walheim, Love, Schlegel

Objetivos

Continuar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Acoplar o Laboratório Científico europeu Columbus (avaliado em US$ 1,9 bilhão) à ISS, principal contribuição da ESA à estrutura da Estação, e troca de parte da tripulação da Expedição 16. O francês Léopold Eyharts substitui o Engenheiro de Voo, Daniel Tani, que retorna à Terra.


O laboratório Columbus.

Fonte: Wikipédia


Tags: Espaço, IIS, Atlantis, ônibus espacial, Nasa, Columbus






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes