Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 1924.

Calvin Coolidge, conhecido como “o presidente silencioso”, faz seu primeiro discurso no rádio em Nova Iorque, e é ouvido por aproximadamente cinco milhões de pessoas


John Calvin Coolidge, Jr. (4 de julho de 1872 — 5 de janeiro de 1933) foi o 30º (trigésimo) presidente dos Estados Unidos da América entre 1923 e 1929, após a morte do anterior, Warren G. Harding.

Nascido em Plymouth, Vermontborn, em 4 de julho de 1872, único presidente nascido no Dia da Independência, cujo governo ficou conhecido por causa do seu liberalismo econômico, o que encorajou a especulação financeira. Primeiro filho de John Calvin e Victoria Josephone Moor Coolidge, estudou na Black River Academy, em Ludlow, e pós-graduou-se na St. Johnsbury Academy. Resolvendo abraçar uma carreira política, graduou-se no Amherst College e praticou advocacia em Northampton, Massachusetts. Casou-se em 1905 com a professora Grace Anna Goodhue Coolidge (1879 -— 1957), graduada na Universidade de Vermont em 1902.

Filiado ao Partido Republicano, após exercer uma série de cargos públicos em Massachusetts e depois de ser prefeito de Northampton, foi senador da federação entre 1912 e 1915 e eleito governador daquele estado em 1919, quando ganhou notoriedade nacional por usar a milícia estatal para sufocar uma greve policial. Eleito vice-presidente na chapa de Warren G. Harding em 1920 assumiu a presidência após a repentina morte do titular Harding, vítima de um ataque cardíaco em 1923. Foi eleito em 1924 para o próximo mandato presidencial, derrotando sem dificuldades o democrata John W. Davis. Desistiu de concorrer a reeleição em 1928. Saindo da vida pública, faleceu em Northampton, Vermont, quatro anos depois.

Em 12 de Fevereiro de 1924, ele se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos da América a fazer um discurso no rádio, em Nova Iorque. Ele foi ouvido por aproximadamente cinco milhões de pessoas.

Tags: Presidente, discurso, rádio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes