Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de fevereiro de 1903.

O navio Antarctic, da expedição liderada pelo sueco Otto Nordenskjöld à Antártida, afunda no Mar de Weddell

O navio Antarctic, preso nos blocos de gelo

Otto Nordenskjöld (Hesselby, Småland, 6 de dezembro de 1869 — Göteborg, 2 de junho de 1928) foi um geólogo sueco da Universidade de Uppsala e um explorador polar. Tornou-se conhecido através da expedição que fez à Antártida em 1902 com o navio Antartic, sob o comando do capitão Carl Anton Larsen.

O Mar de Weddell é parte do oceano Antártico. Suas fronteiras terrestres são definidas pela baía formada pela costa de Coats Land e a península Antártica. A parte sul deste mar, até a ilha Elefante, fica gelada permanentemente, sendo conhecida como a plataforma Filchner-Ronne.

O mar de Weddell faz parte das reivindicações argentinas na Antártida. Na sua parte mais larga, o mar tem 2000 km, com aproximadamente 2,8 milhões de km² e uma profundidade variando de 500 m a 5000 m. É o mar mais limpo do mundo, de acordo com diversas pesquisas.

História

O mar de Weddell deve seu nome ao explorador britânico James Weddell, que o explorou até o paralelo 74° S em 1823. No entanto, foi o escocês William Bruce, de 1902 a 1904, quem o explorou mais detalhadamente.

Nessa mesma época, e expedição do explorador sueco Otto Nordenskjöld teve um destino trágico. Seu navio, o Antarctic, ficou prisioneiro das águas congeladas e afundou em 12 de fevereiro de 1903.

A tripulação conseguiu chegar à ilha Paulet, após 16 dias de marcha, construiu iglus e lá passou o inverno, até ser regatada 10 meses mais tarde. As ruínas dessa epopeia existem até hoje. Um destino similar teve o navio do explorador Ernest Henry Shackleton, o Endurance, que, em 1916, tornou-se prisioneiro do gelo e foi esmagado. Sua tripulação, assim como a de Nordenskjöld, também conseguiu ser resgatada meses mais tarde, na ilha Elefante.

Pesquisadores acreditam que foi no mar de Weddell que começou a quebra do antigo continente Gondwana.

Fonte: Wikipédia


Tags: Expedição, Antarctic, naufrágio, Otto Nordenskjöld, Antártica






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo