Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de fevereiro de 1578.

Morre Catarina da Áustria, arquiduquesa da Áustria, princesa da Espanha e rainha de Portugal


D. Catarina da Áustria ou Catarina de Habsburgo, ou mais raramente, Catarina da Espanha (14 de Janeiro de 1507 - 12 de Fevereiro de 1578) foi arquiduquesa da Áustria, princesa da Espanha e rainha de Portugal (da casa dos Habsburgos).

Era filha de Joana, a Louca, rainha da Espanha, e de Filipe, o Belo, arquiduque da Áustria e Duque da Borgonha.

Teve cinco irmãos, entre os quais os imperadores romano-germânicos Carlos V da Alemanha e Fernando I de Habsburgo; Isabel, esposa de Cristiano II da Dinamarca; Maria, esposa do rei Luís II da Hungria e da Boêmia; e ainda Leonor de Áustria, sua predecessora enquanto rainha de Portugal (foi casada com D. Manuel I embora prometida a D. João III) e ainda rainha da França.

Depois da morte do seu pai, em 1506, a sua mãe foi encarcerada em Tordesilhas como louca, e Catarina seguiu com ela; eventualmente, seria libertada graças à intervenção de seu irmão Carlos V.

Em 5 de Fevereiro de 1525 casou-se com o rei João III de Portugal, tornando-se rainha consorte até à morte do seu esposo em 1557. Foi mãe da infanta Maria Manuela e do Príncipe João e avó do rei D. Sebastião. Durante a menoridade de seu neto, exerceu a regência do reino entre 1557 e 1562.

Tags: Rainha, arquiduquesa, princesa






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro