Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de fevereiro de 1541.

Fundação de Santiago de Nueva Extremadura, atual “Santiago do Chile”, pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia


Pedro de Valdivia (Villanueva de la Serena, Badajoz, Espanha, 1497 - Tucapel, Chile, 24 de dezembro de 1553) foi um militar e conquistador espanhol.

Ingressou na carreira militar em 1520, destacando-se durante a Batalha de Pavia. Também fez parte de outras campanhas nos Países Baixos, em Flandres e na Itália.

Em 1540, foi à conquista do Chile. Confrontou-se com um clima de hostilidade constante entre os colonizadores espanhóis e os índios araucanos. No entanto teve êxito em fundar novas cidades como Santiago (1541), La Serena (1544), Concepción (1550), La Imperial (1551) e Valdivia (1552).

Foi governador do Reino do Chile de 1540 a 1547 e de 1549 a 1553.

Pedro de Valdivia chegou ao Valle del Mapocho, em 12 de fevereiro de 1541. Assim, para iniciar a Conquista do Chile, funda a cidade de Santiago de Nueva Extremadura (em honra ao Apóstolo Santiago, santo patrono da Espanha) junto a Cerro Huelén, renomeado por Valdivia como Cerro Santa Lucía. Por conselho do cacique picunche Millacura, a cidade é fundada entre os dois braços do rio Mapocho.

A cidade de Santiago é a capital e o centro cultural, administrativo e financeiro do Chile. Com mais de 5 milhões de habitantes, concentra 35,9% da população total do país.

Esta metrópole, chamada Grande Santiago (Gran Santiago) ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que inclui 26 comunas de maneira íntegra e a 11 comunas em forma parcial. A maior parte de Santiago se encontra dentro da Província de Santiago, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante. Se estende por mais de 64.140 hectares (2002).

É considerada como a cidade da América Latina com melhor qualidade de vida e é sede da CEPAL e dos principais organismos governamentais, financeiros, administrativos e comerciais do Chile. Devido se encontrar localizada geograficamente em um vale rodeado de montanhas que restringem a circulação dos ventos, sofre de sérios problemas de contaminação atmosférica, que são especialmente graves durante a época de inverno.

As comunas mais importantes da cidade são: Santiago (Santiago Centro), Providencia e Las Condes.

Tags: Chile, Santiago, Fundação






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.08

  • Dia da Festa de Oxumarê
  • Dia da Infância
  • Dia de São Bartolomeu
  • Dia do Anjo Hahahiah
  • Dia do Artista