Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de junho de 1002.

Nasce Bruno de Eguisheim-Dagsbourg, futuro Papa Leão IX

São Leão IX, 152º Papa da Igreja Católica

Papa São Leão IX, nascido Bruno de Eguisheim-Dagsbourg (Eguisheim, Alsácia, 21 de junho de 1002 – Roma, 19 de abril de 1054), foi o 152º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana que o considera como santo. Eleito em 2 de fevereiro de 1049, foi consagrado a 12 de fevereiro de 1049. Faleceu a 19 de abril de 1054. Foi principalmente um papa viajante, trabalhando pela paz na Europa.

Vida e obra

Ele nasceu em Eguisheim, na Alsácia, com o nome de Bruno de Eguisheim-Dagsbourg. No entanto, certas pessoas afirmam que ele nasceu em Dabo, outras em Walscheid, ambas na Moselle. Depois de estudar em Toul, tornou-se cônego de Saint-Étienne em 1017 e bispo desta cidade em 1026.

Torna-se papa em 1049. Neste mesmo ano proíbe o casamento de Guilherme o Bastardo e de Matilde de Flandres. Apesar disso, o casamento acaba por ser realizado.

Leão IX foi um reformador, tendo-se inscrito na reforma dita « gregoriana ». Convoca durante seu pontificado 12 Concílios.

Suas principais lutas foram contra:

  • a taxa eclesiástica (a simonia);
  • o casamento bem como o concubinato dos padres (o nicolaísmo);
  • os bispos não deveriam ser príncipes do Império, mas simples teólogos;
  • o retorno dos valores do cristianismo primitivo

De junho de 1053 a março de 1054 ele foi mantido prisioneiro em Benevento, numa prisão honorável; ele não sobreviveu muito tempo após seu retorno a Roma, onde morreu em 19 de abril de 1054. O dia de São Leão é festejado em 19 de abril, dia do aniversário da sua morte. Seu corpo repousa na basílica de São Pedro.

Antes de sua morte, Leão IX enviou um legado papal, o Cardeal Humberto de Silva Cândida, a Constantinopla, para negociar com o patriarca de Constantinopla Miguel Cerulário (1043-1059), em resposta a suas ações sobre a Igreja no sul da Itália. Humberto rapidamente parou as negociações, e excomungou e depôs o patriarca em nome do papa. Este ato, embora juridicamente inválido devido à morte do Papa da época, foi respondido pelo próprio Patriarca Miguel com a excomunhão contra o Humberto e seus associados e é popularmente considerado a separação oficial entre as Igrejas orientais e ocidentais, no que é chamado de Grande Cisma do Oriente.


Castelo de Eguisheim, local de nascimento de Bruno de Eguisheim-Dagsburg.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador