Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 14 de Fevereiro de 1996.

Morre Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil


Taiguara Chalar da Silva (Montevidéu, 9 de outubro de 1945 - São Paulo, 14 de fevereiro de 1996) foi um cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1949 e para São Paulo, posteriormente, em 1960. Largou a faculdade de Direito para se dedicar à música. Participou de vários festivais e programas da TV. Fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70. Autor de vários clássicos da MPB, como Hoje, Universo do teu corpo, Piano e viola, Amanda, Tributo a Jacob do Bandolim, Viagem, Berço de Marcela, Teu sonho não acabou, Geração 70 e Que as Crianças Cantem Livres; entre outros.

Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, tendo cerca de 100 canções vetadas. Os problemas com a censura eventualmente levaram Taiguara a se auto-exilar na Inglaterra em meados de 1973. Em Londres, estudou no Guildhall School of Music and Drama e gravou o Let the Children Hear the Music, que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.

Em 1975, voltou ao Brasil e gravou o Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara com Hermeto Paschoal e uma orquestra sinfônica de 80 músicos. O espetáculo de lançamento do disco foi cancelado e todas as cópias foram recolhidas pela ditadura militar em poucos dias. Em seguida, Taiguara partiu para um segundo auto-exílio que o levaria a África e à Europa por vários anos.

Quando finalmente voltou a cantar no Brasil, em meados dos anos 80, não obteve mais o grande sucesso de outros tempos. Faleceu em 1996 devido a um persistente câncer na bexiga.



Opinião do internauta

  • Lucy Grambely (20.05.2013 | 19.21)
    Sou super fã de Taiguara, admiro sua luta contra a ditadura. Amo sua bela voz e as letras de suas músicas. Gostaria que Lenine, seu filho, restaurasse toda carreira de seu pai em CDs e DVDs. Vai fazer sucesso? Claro que sim, entre a geração do seu tempo. Suas músicas são marcantes, inteligentes, doces,reais.inesquecíveis, imortais.
  • carlos eduardo s. pereira (28.03.2009 | 00.41)
    Bulhufas!!! Ele era brasileiro, só fez nascer lá. A família dele é daqui. Vc já ouviu uruguaio cantar assim???
Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 02.09

  • Dia da Classe Trabalhista
  • Dia do Florista
  • Dia do Repórter Fotográfico e Cinematográfico
  • Dia Internacional do Livro Infantil
  • Dia de Santa Dorotéia
  • Dia do Anjo Nelchael

Agenda do dia - 02.09

  • 18:00 às 24:00 Sanduíche Aberto no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121