Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de fevereiro de 1961.

Descoberta do elemento químico Laurêncio pelos cientistas Albert Ghiorso, Torbjorn Sikkeland, Almon Larsh e Robert M. Latimer no Laboratório de Radiação Berkeley


O laurêncio (nome dado em homenagem a Ernest O. Lawrence) é um elemento químico sintético, símbolo Lr , número atômico 103 (103 prótons e 103 elétrons) e com massa atômica [262] u. É um elemento radioativo, de curta-duração, transurânico, último elemento do grupo dos actinídios apesar de estar no bloco d.

Este elemento foi sintetizado a partir do califórnio com íons de Boro, em 1961 no laboratório Berkeley, Califórnia, Estados Unidos, por uma equipe de cientistas liderada por Albert Ghiorso.

O laurêncio foi descoberto por Albert Ghiorso, Torbjorn Sikkeland, Almon Larsh e Robert M. Latimer em 14 de fevereiro de 1961 no Laboratório de Radiação Berkeley (agora denominado Laboratório Nacional Lawrence Berkeley) da Universidade da Califórnia, Berkeley.

O laurêncio foi produzido bombardeando 3 miligramas composta de três isótopos de califórnio com íons de boro-10 e B-11 num Acelerador Linear de Íons Pesados (HILAC). A equipe de Berkeley divulgou que o isótopo 103-257 obtido deteriorou emitindo partícula alfa ( 8,6 M ev ) com meia-vida de 4,2 segundos.

Tags: Química, elemento, descoberta






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação