Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de fevereiro de 1859.

O Território do Oregon torna-se o 33º estado norte-americano


O Oregon é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região dos Estados do Pacífico. O Oregon é, tal como seu vizinho do norte, Washington, conhecido pelas suas florestas evergreen, termo que significa em português folha persistente. Florestas cobrem metade de todo o Estado. Graças à abundância de florestas, o Oregon é um dos maiores produtores de madeira do país.

O Estado produz cerca de 10% de toda a madeira produzida nos Estados Unidos anualmente, mais do que qualquer outro Estado americano com exceção de Washington. Outro aspecto geográfico marcante são as chuvas torrenciais comuns em todo o ano no Oregon. Tanto as florestas quanto as chuvas, porém, estão presentes apenas no oeste do Oregon, a oeste das Montanhas Rochosas. A leste, a maior parte do Estado caracteriza-se pelo seu clima semi-árido e seu terreno seco.

As belezas naturais do Oregon - graças à sua grande abundância de florestas, montanhas, rios e lagos - atraem milhões de turistas todo ano para o Estado. Os habitantes do Oregon orgulham-se destas atrações naturais, e são conhecidos nacionalmente por darem grande importância ao uso apropriado de seus recursos naturais.

Apesar disto, o rápido crescimento populacional do Estado é uma ameaça às atrações naturais do Estado. Mais do que tudo, os habitantes do Oregon tem tentado balancear o suportar o desenvolvimento necessário para suportar esta população em crescimento, sem tornar o Estado pouco atrativo a novos habitantes.

O Oregon é pioneiro em encontrar algumas soluções alternativas para seus problemas ambientais, mas tem sofrido também pelo rápido desmatamento de suas florestas. Além do turismo e da indústria madeireira, outras fontes de renda importantes do Oregon são a pesca, a agricultura, a pecuária, a indústria de manufatura de alta tecnologia e finanças.

O Rio Columbia serve como uma fronteira natural entre o Oregon e Washington. Historicamente, este rio era anteriormente chamado de Rio Oregon. O nome do Estado possivelmente deriva deste nome histórico. Durante o século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, diversos colonos britânicos e espanhóis instalaram postos comerciais na região, para comercializar a compra de peles com nativos indígenas da região.

Este grande comércio de peles - especialmente pele de castor - rendeu ao Oregon o seu cognome de The Beaver State. Beaver, em português, significa castor. A partir da década de 1840, um número cada vez maior de americanos passaram a instalar-se na região. Em 1848, o Território de Oregon foi criado, e em 14 de fevereiro de 1859, o Oregon tornou-se o 33º Estado americano.

Tags: Estado, estados unidos, território






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão