RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Primeira menção conhecida de Lituânia, nos anais do mosteiro de Quedlinburg

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de Fevereiro de 1009.

Primeira menção conhecida de Lituânia, nos anais do mosteiro de Quedlinburg


A Lituânia (em lituano Lietuva) é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Letônia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polônia, a sul e a oeste com o enclave russo de Kaliningrado e a oeste com o Mar Báltico. Sua capital é a cidade de Vilnius. É um dos países-membros da UE.

Mencionada pela primeira vez a 14 de Fevereiro de 1009, a Lituânia cresceu até se tornar uma nação relevante na Idade Média. Considera-se que a data de constituição do estado é a da coroação oficial do rei Mindaugas, a 6 de Julho de 1253 em Voruta/Vilnius, que uniu os duques lituanos rivais numa nação e estado.

Em 1241, 1259, 1275 e 1277 o reino foi alvo de reis mongóis vindos da Horda de Ouro. Em 1385 uniu-se à Polônia em união pessoal quando o rei lituano Jogaila (Jagiello, em idioma polonês) foi coroado rei da Polônia. Em 1569, a Polônia e a Lituânia formaram a Comunidade Polaco-Lituana. Com a união com a Polônia, a Lituânia transformou-se num reino independente e multi-étnico que na sua máxima extensão, no século XV, ocupou a maior parte da Europa do Leste desde o mar Báltico até ao mar Negro. Esta união manteve-se até as partições da Polônia em 1795, quando a própria Lituânia foi anexada pela Rússia Imperial.

Tags: Estado, país, Lituânia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.08

  • Dia de São Estevão
  • Dia de São Roque
  • Dia do Anjo Elemiah
  • Dia do Filósofo