Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de Fevereiro de 2005.

Severino Cavalcanti vence o candidato oficial do governo Lula (Luiz Eduardo Greenhalg) no pleito para presidente da Câmara dos Deputados brasileira


Severino José Cavalcanti Ferreira (João Alfredo em Pernambuco, 18 de dezembro de 1930) é um político brasileiro filiado ao Partido Progressista, apesar de já ter trocado de partido por oito vezes, o primeiro partido a que pertenceu foi a UDN. Foi prefeito de seu município natal em 1964, deputado estadual de 1967 a 1995 e federal de 1995 a 2005 pelo estado de Pernambuco.

Em 2005, então deputado federal, concorreu à presidência da Câmara dos Deputados, embora se acreditasse que o candidato oficial do governo, Luís Eduardo Greenhalgh seria o vencedor. Analistas políticos acreditam que a crise interna, pela qual o governo passava, levou à vitória de Severino Cavalcanti, cuja candidatura era considerada menos expressiva.

No início da madrugada de 15 de fevereiro de 2005, pela primeira vez na história em segundo turno, Severino Cavalcanti foi eleito presidente da Câmara Federal brasileira. O então deputado federal classificou sem modéstia sua eleição como o “alvorecer de um tempo novo”.

Em 21 de setembro de 2005, Severino Cavalcanti renuncia a seu mandato de deputado federal em decorrência das denúncias de esquemas de pagamento de propina em que estaria envolvido, o chamado mensalinho.

Tags: Câmara Federal, congresso, política






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.02

  • Dia de Sete Santos Fundadores dos Servitas
  • Dia do Patrimônio Histórico (Brasil)