Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de fevereiro de 1990.

Grã-Bretanha e Argentina re-estabelecem relações diplomáticas, afirmando a reconciliação dos dois países após a Guerra das Malvinas, ocorrida em 1982


A Guerra das Malvinas (em inglês Falklands War e em castelhano Guerra de las Malvinas) ou Guerra do Atlântico Sul ou ainda Guerra das Falklands foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982 pela soberania sobre estes arquipélagos.

O saldo final da guerra foi a recuperação dos três arquipélagos pelo Reino Unido e a morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis da ilha. Na Argentina, a derrota no conflito fortaleceu a queda da Junta militar que governava o país e que havia sucedido as outras juntas militares instaladas através do golpe de Estado de 1976 e a restauração da democracia como forma de governo. Por outro lado sustenta que a vitória no confronto permitiu ao governo conservador de Margaret Thatcher realizar a sua reeleição em 1983.

Em 15 de fevereiro de 1990, a Grã-Bretanha e Argentina re-estabelecem relações diplomáticas, afirmando a reconciliação dos dois países após a Guerra do Atlântico Sul.

Tags: Guerra, Malvinas, Falklands






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.11

  • Dia da Apresentação de Nossa Senhora
  • Dia da Homeopatia
  • Dia das Saudações
  • Dia do Anjo Seheiah
  • Dia do Município Brasileiro
  • Dia Mundial da Televisão