Últimas notícias

Hoje na história

RSS
16 de maio de 1983.

Nasce Ronald de Carvalho, poeta brasileiro


Ronald de Carvalho foi um poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 16 de Maio de 1893 e falecido em 15 de Fevereiro de 1935.

Filho do capitão-tenente e engenheiro naval Artur Augusto de Carvalho e de Alice Paula e Silva Figueiredo de Carvalho, Ronald de Carvalho fez o curso secundário no Colégio Abílio. Entrou na Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais, fazendo bacharelado em 1912. Desde 1910, trabalhava como jornalista, no Diário de Notícias, cujo diretor era Ruy Barbosa. Em sua ida para a Europa, cursou Filosofia e Sociologia em Paris.

Ao voltar para o Brasil, entrou para o Itamaraty. Em 1922, participou da Semana Arte Moderna, em São Paulo, movimento determinante do Modernismo brasileiro. Em 1924, dirigiu a Seção dos Negócios Políticos e Diplomáticos na Europa. Durante a gestão de Félix Pacheco, esteve no México, como hóspede de honra daquele governo. Em 1926, foi oficial de gabinete do ministro Otávio Mangabeira.

Exerceu cargos diplomáticos de relevância, servindo na Embaixada de Paris, com o embaixador Sousa Dantas, por dois anos, e depois em Haia (Países Baixos). Retornou a Paris, de onde, em 1933, foi removido para o Rio de Janeiro.

Chegou a secretário da Presidência da República, cargo que ocupava quando morreu. Em concurso realizado pelo Diário de Notícias, em 1935, foi eleito Príncipe dos Prosadores Brasileiros, em substituição a Coelho Neto. Colaborou, com destaque, em O Jornal. Casou-se com Leilah Accioly de Carvalho, com quem teve quatro filhos.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de Fevereiro de 1935, vítima de acidente automobilístico, ocorrido em 19 de Janeiro.

Suas principais obras foram: Luz Gloriosa (1913) Pequena História da Literatura Brasileira (1919) Poemas e Sonetos (1919) Epigramas Irônicos e Sentimentais (1922) Toda a América (1926).

Tags: Poeta, literatura






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.11

  • Dia de Nossa Senhora do Rocio
  • Dia do Anjo Ieiaiel
  • Dia do Esporte Amador
  • Dia do Joalheiro
  • Dia do Santo Alberto Magno
  • Dia Nacional da Umbanda
  • Proclamação da República