Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de fevereiro de 1710.

Surge a vila do Recife


Segundo registros históricos, no dia 15 de fevereiro de 1710 foi, por ordem do rei de Portugal, instalada a vila do Recife e também inaugurada a sua Câmara Municipal. Foram então realizadas as primeiras eleições, tendo sido eleito presidente o Juiz de Fora José Ignácio de Arouche, estreitamente ligado aos moradores de Olinda e, por esse motivo, cheio de má-vontade para com a Câmara do Recife.

Foi bastante curto o funcionamento dessa primeira legislatura. No dia 17 de novembro de 1710, os nobres, como eram chamados os moradores de Olinda, invadiram a vila do Recife, derrubaram o Pelourinho e seguiram para a Câmara Municipal. Lá chegando espancaram os vereadores, rasgaram suas roupas, tomaram os seus distintivos, prenderam-nos e declararam fechada a Câmara do Recife. Em seguida, destruíram as atas e outros documentos.

Essa situação manteve-se até o dia 18 de junho de 1711, quando os recifenses rebelaram-se e enfrentaram os agressores num combate armado que se prolongou até 08 de outubro desse mesmo ano. Neste dia chegou ao Recife um novo governador para Pernambuco, Felix José Machado que restabeleceu a ordem, prendendo e processando os chefes da revolta em Olinda.

Assim, no dia 18 de novembro foi reconstituído o Pelourinho (colocado no pátio defronte da Igreja do Corpo Santo, hoje desaparecida), sendo estão reaberta a Câmara Municipal.

Tags: Vila, câmara municipal






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 21.11

  • Dia da Apresentação de Nossa Senhora
  • Dia da Homeopatia
  • Dia das Saudações
  • Dia do Anjo Seheiah
  • Dia do Município Brasileiro
  • Dia Mundial da Televisão