Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de fevereiro de 2005.

A edição em língua portuguesa da Wikinews (Wikinotícias) começa a funcionar

Logotipo do Wikinews
Wikinews, em português Wikinotícias, é um projeto de notícias livre. Qualquer pessoa, inclusive você, pode escrever nela. Não hesite em ampliar ou editar um artigo, ou em criar um novo. Este projecto depende dos leitores que estão dispostos a colaborar.

Ainda que o Wikinotícias planeje ser uma fonte de recursos para uso próprio, ele tem condições de tornar-se algum dia uma fonte de notícias alternativa às agências proprietárias atuais, como por exemplo: a Associated Press ou a Reuters.

Em Novembro de 2004 um wiki de demonstração foi criado para mostrar que um site internet de notícias era possível. O Wikinews é um projeto da Fundação Wikimédia. Em Dezembro de 2004 este projeto saiu da fase de demonstração e entrou na fase beta. A edição de língua alemã foi apresentada na mesma época. Desde Janeiro foram criadas as edições em alemão, búlgaro, espanhol, francês, holandês, italiano, polonês, português, romeno, sueco e ucraniano.

O Wikinotícias, a versão em língua portuguesa do Wikinews, iniciou a suas atividades em 19 de Fevereiro de 2005. A preocupação inicial dos colaboradores foi criar a infra-estrutura necessária para o funcionamento do site. Para isso, uma grande quantidade de documentos de ajuda foi traduzida da Wikinews em imglês.

Os artigos de notícias da comunidade começaram de fato a ser oficialmente aceitos em 4 de Março de 2005. Antes só havia uns poucos artigos para servir como exemplo, escritos pelos primeiros colaboradores, a fim testar o funcionamento do website.

Em 30 de Abril de 2005, o Wikinotícias já tinha publicado 304 artigos, todos eles escritos em língua portuguesa, contando com 62 utilizadores registados.

Tags: Notícias, Wikinews, news






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais