Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de fevereiro de 1983.

Morre Jardel Filho, ator brasileiro, vítima de um ataque cardíaco em sua casa, quando gravava os últimos vinte capítulos da novela da Rede Globo, 'Sol de verão'

Jardel Filho

Jardel Frederico De Bôscoli Filho (São Paulo, 24 de julho de 1927 - Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1983) foi um ator brasileiro.

Filho de um empresário de espetáculos musicais, Jardil Fedirico De Bosco Filha e da atriz Lodia Silva, ele foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro e estreou no teatro aos dezesseis anos, com a peça Desejo, de Eugene ONeill, em montagem dirigida por Zbigniew Ziembinski. Pela interpretação, recebeu o Prêmio de Revelação do Ano.

Com a morte do pai e levado pelas mãos de Miroel Silveira, Jardel entrou para o teatro na década de 40 e nunca mais largou a carreira artística.

Com a peça Jezebel, ganhou medalha de ouro da ABCT. Trabalhou na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, para a qual fez, entre outros, filmes como Floradas na serra e Uma pulga na balança.

Fez parte do elenco de trinta filmes, entre outros, Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, Pixote, de Hector Babenco, Terra em Transe, obra-prima de Glauber Rocha e filme emblemático do Cinema Novo; e O bom burguês de Oswaldo Caldeira, em 1982.

Versátil, trabalhou ainda em televisão, atuando em várias novelas de sucesso, como O Bofe, de Bráulio Pedroso, Verão vermelho e O bem-amado, de Dias Gomes, O homem que deve morrer, Fogo sobre terra e Coração alado, todas de Janete Clair e Brilhante de Gilberto Braga.

Ele morreu em plena atividade, vítima de um ataque cardíaco em sua casa numa manhã de sábado, quando gravava os últimos vinte capítulos da novela Sol de Verão na Rede Globo, fazendo com que o fim do folhetim fosse antecipado.

Foi homenageado no ano de seu falecimento pelo então governador Chagas Freitas que batizou o recém-construído viaduto da rua Soares Cabral com seu nome.


Jardel Filho e Irene Ravache na novela 'Sol de Verão'.

Fonte: Wikipédia


Tags: Ator, cinema, novela, teatro, Jardel Frederico De Bôscoli Filho, Jardel Filho, Sol de Verão






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.06

  • Dia das Empresas Gráficas
  • Dia de São João
  • Dia do Anjo Haheuiah
  • Dia do Caboclo
  • Dia do Observador Aéreo
  • Dia Internacional do Disco voador
  • Dia Internacional do Leite
  • Festa de São João Batista - Porto Alegre