Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de julho de 1922.

Nasce em Messina na Itália, Adolfo Celi, diretor e ator de teatro e cinema italiano e primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC)


Adolfo Celi (Messina, 27 de julho de 1922 - Roma, 19 de fevereiro de 1986) foi um ator e diretor italiano. Teve grande importância no teatro e no cinema brasileiro nas décadas de 50 e 60.

Celi foi o primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1949, recém-chegado da Itália. Veio recomendado por Franco Zampari, criador do TBC e da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Foi casado com as grandes atrizes Cacilda Becker e Tônia Carrero. Com Tônia e Paulo Autran fundou, em 1956, a companhia de teatro Tonia-Celi-Autran.

Na Companhia Vera Cruz filmou Caiçara e Tico-Tico no Fubá, ambos na década de 50, e dois sucessos de bilheteria e de crítica.

Em 1961, após se separar de Tônia e encerrar a sociedade com ela e Paulo Autran, Adolfo Celi retornou à Itália e reiniciou sua carreira de ator. Participou de filmes como Este Mundo é dos Loucos, Brancaleone nas Cruzadas, 007 Contra a Chantagem Atômica e O Fantasma da Liberdade.

No fim da década de 70 ele retornou ao Brasil para dirigir o amigo e ex-sócio Paulo Autran em uma comédia de sucesso, Pato com Laranja, que inaugurou o Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Em São Paulo a peça fez uma longa temporada com Autran, Eva Wilma e Karin Rodrigues no elenco. Ele foi vitimado por uma crise cardíaca.

Tags: Diretor, cinema, teatro, ator, Cacilda Becker, Tônia Carrero






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.08

  • Dia de São José Calazans
  • Dia do Anjo Yesalel
  • Dia do Feirante
  • Dia do Soldado e do Exército Brasileiro