Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de julho de 1903.

Morre o Papa Leão XIII

Venerável Leão XIII, 256º Papa da Igreja Católica

Venerável Papa Leão XIII, OFS; nascido Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci; (Carpineto Romano, 2 de março de 1810 — Roma, 20 de julho de 1903), foi o 256º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 20 de fevereiro de 1878 como sucessor do Papa Pio IX, sendo entronizado no dia 3 de março de 1878. Faleceu em 20 de julho de 1903.

Foi ordenado sacerdote da Igreja Católica em 31 de dezembro de 1837, em 18 de janeiro de 1843 foi indicado Núncio Apostólico para a Bélgica e ordenado bispo titular de Tamiathis em 19 de fevereiro de 1843. Em 27 de julho de 1846 tomou posse como Arcebispo de Perugia, Itália, e em 19 de dezembro de 1853 foi criado cardeal com o título de Cardeal-presbítero de São Crisógono. Foi eleito papa em 20 de fevereiro de 1878 e coroado em 3 de março do mesmo ano.

Em 1924 seus restos mortais foram transferidos para a Basílica de São João de Latrão.

Primeiros anos

Foi o sexto filho dos sete filhos do Conde Lodovico Pecci e de sua esposa Anna Prosperi-Buzzi. Existiram algumas dúvidas sobre a nobreza da família Pecci, e, quando o jovem Gioacchino solicita a sua admissão na "Academia dos Nobres em Roma", se reuniu com uma certa oposição, sob a qual ele escreveu a história de sua família, o que demonstra que os Pecci foram de Carpineto um ramo dos Pecci de Siena, obrigado a emigrar para os Estados Pontifícios na primeira metade do século XVI, em virtude do Papa Clemente VII, porque haviam estado do lado dos Médice.

Aos oito anos de idade, juntamente com seu irmão Giuseppe, de dez anos de idade, foi enviado para estudar no novo centro educativo em Viterbo no seminário. Permaneceu ali seis anos (1818-24), e ali adquiriu aquela clássica facilidade no uso do Latim e do Italiano, justamente admirado em seus escritos oficiais e em seus poemas.

Grande parte deste crédito é devido ao seu mestre, o Padre Leonardo Garibaldi. Quando em 1824, o Colégio Romano foi restituído aos jesuítas Gioacchino e seu irmão Giuseppe estudaram ali humanidades e retórica. No final do curso de retórica Gioacchino foi escolhido para apresentar em latim o tema "O contraste entre pagãos e cristãos de Roma". Não com menor êxito foram os seus três anos de curso de filosofia e ciências naturais.


Leão XIII, Papa, em 1898.

Permanecia ainda incerto quanto à sua chamada para o estado sacerdotal, apesar de que havia sido desejo de sua mãe que abraçasse o estado eclesiástico. Como muitos jovens romanos daquela época fossem destinados à carreira pública ele, no entanto se dedicou aos estudos de teologia, de direito civil e canônico. Entre seus mestres contava o famoso teólogo Perrone e o escriturista Patrizi. Em 1832 obteve o doutorado em teologia, após o que, após algumas dificuldades, pediu e obteve a admissão na Academia dos Nobres Eclesiásticos e iniciou os estudos de direito civil e canônico na Universidade de "Sapienza".

Episcopado

Pecci notabilizou-se primeiramente como popular e bem sucedido Arcebispo de Perugia, o que conduziu a sua nomeação como Cardeal em 19 de dezembro de 1853. Em 20 de fevereiro de 1878, foi eleito para sucessor do Papa Pio IX.

Pontificado

É frequente referir-se ao Papa Leão XIII pelas suas doutrinas sociais e econômicas, nas quais ele argumentava a falha do capitalismo e do comunismo. Ficou famoso como o "papa das encíclicas sociais". A mais conhecida de todas nessas matérias, a Rerum Novarum, de 15 de maio de 1891, sobre os direitos e deveres do capital e trabalho, introduziu a ideia da subsidiariedade no pensamento social católico. Esta encíclica marcou o início da sistematização do pensamento social católico, chamado vulgarmente de Doutrina social da Igreja Católica e foi um contributo para desmistificar "uma esquerda católica" que se via no movimento do socialismo cristão. Este documento influenciou fortemente a criação do Corporativismo e da Democracia cristã.

Concedeu a Sua Alteza Imperial, a Princesa D. Isabel do Brasil uma Rosa de Ouro, símbolo de generosidade por esta ter publicado a Lei Áurea, lei que extinguiu a escravidão no Brasil.

Em 1880, quando declarou o tomismo como a filosofia oficial de escolas católicas (embora não exclusivo) e ter antes disso despachado em 4 de agosto de 1879 a encíclica Aeterni Patris, fazendo despertar o interesse por essa doutrina, que assim renasceu com novo fôlego.

A bula Apostolicae Curae de 13 de setembro de 1896, afirma que as ordenações de diáconos, padres e bispos nas igrejas anglicanas, incluindo a Igreja Anglicana, não são válidas e, portanto, nulas. A Igreja Católica, no entanto, reconhece a validade de ordenações na Igreja Ortodoxa de Leste e Oriental.

No dia 11 de junho de 1899, o Papa Leão XIII, sob a influência de algumas cartas recebidas por parte de uma religiosa da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, a Beata Irmã Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering e Madre Superiora do Convento do Bom Pastor do Porto, que, a residir em Portugal, recebeu inúmeras revelações privadas de Jesus Cristo, efetuou um ato de consagração solene de todo o gênero humano ao Sagrado Coração de Jesus. Tal fato veio a ocorrer logo após a publicação da Encíclica Annum Sacrum em 25 de maio de 1899 e próprio Papa chamou a essa consagração solene "o maior ato do meu pontificado".


A Irmã Maria do Divino Coração (1863-1899) foi uma religiosa da Congregação das Irmãs do Bom Pastor que pediu, baseada nas suas revelações privadas por parte de Jesus Cristo, ao Papa Leão XIII que consagrasse o mundo inteiro ao Sagrado Coração de Jesus.

Dentre muitas outras publicou em 10 de fevereiro de 1880 a encíclica Arcanum Divinae Sapientiae sobre os valores da família, onde faz a abordagem dos problemas relacionados com o matrimônio. Neste documento faz a defesa da indissolubilidade do casamento e críticas ao divórcio. Leão XIII condenou também a Maçonaria e, pela Carta Apostólica de 22 de janeiro de 1899 Testem Benevolentiae, condenou a heresia chamada Americanismo.

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

O Papa Leão XIII elevou a diocese à categoria de Arquidiocese e Sé Metropolitana por meio da bula Ad universas orbis Ecclesias de 27 de abril de 1892, sendo desta forma reorganizada a hierarquia eclesiástica brasileira, agora com 2 sedes metropolitanas: Bahia e Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, venerável, Rerum Novarum






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.12

  • Dia de Santa Adelaide
  • Dia de São José Moscati
  • Dia do Butantã
  • Dia do Reservista
  • Dia do Síndico - Porto Alegre
  • Dia do Teatro Amador