Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sábado, 20 de Fevereiro de 1827.

Guerra da Cisplatina: inicia-se a Batalha do Passo do Rosário


A “Batalha do Passo do Rosário” ou “Batalha de Ituzaingó” foi a maior batalha campal ocorrida em solo brasileiro.

A batalha foi resultado do avanço do exército sob comando de Carlos Maria de Alvear, do exército republicano, no final de janeiro de 1827 sobre as pequenas vilas e cidades da fronteira, situadas do lado brasileiro. Barbacena começa a perseguição do inimigo, vindo a achá-lo disposto a batalha no dia 19 de fevereiro.

Segundo alguns historiadores, Alvear escondeu seus movimentos de forma a fazer Barbacena acreditar que perseguia a retaguarda de um exército em retirada, quando na verdade todo efetivo de seu exército estava por perto.

Esta teoria se prende ao fato de que o Exército Imperial havia chegado ao local da batalha na noite do dia anterior ao seu desfecho. Apesar das objeções de alguns oficiais sobre o cansaço das tropas, Barbacena estava convicto em iniciar o combate no dia 20. Por outro lado, o terreno escolhido por Alvear para dar combate era propício para a movimentação de unidades de cavalaria (as quais o Exército Republicano possuía em vantagem numérica de 3 para 1).

O Exército Imperial começa o combate na manhã do dia 20, avançando sua infantaria com apoio de cavalaria sobre o I corpo de tropas republicanas sob comando de Lavalleja.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.09

  • Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania
  • Dia do Soldador
  • Início da Primavera
  • Dia de São Lino
  • Dia do Anjo Mikael

Agenda do dia - 23.09

  • 18:00 às 24:00 Sanduíche Aberto no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121