Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de fevereiro de 2008.

Morre o ator Oswaldo Louzada


O ator Oswaldo Louzada morreu vítima de uma falência múltipla dos órgãos.

Oswaldo Louzada nasceu em 12 de abril de 1919, no Rio de Janeiro. Bastante jovem, em 1944 esteve em São Paulo, onde, sob direção de Oduvaldo Viana, fazia parte do elenco de rádio teatro da Rádio Panamericana.

Na ocasião era o noivo de Alair Nazarett, também atriz contratada para o mesmo elenco. Em verdade, porém, Oswaldo Louzada era mais ator de cinema. Nesse mesmo ano de 1944 fez os filmes: Gente Honesta e É Proibido Sonhar. Foi embora para o Rio de Janeiro e participou ainda dos filmes: Uma Luz na Estrada; Inconfidência Mineira; É Proibido Beijar; Mãos Sangrentas ; Leonora dos Sete Mares; Rio Fantasia; Rico Ri à Toa; Mulher de Fogo; Esse Rio que eu Amo; Assalto ao Trem Pagador; Gimba, Presidente dos Valentes; Lampião, Rei do Cangaço; Viagem aos Seios de Duília; Procura-se uma Rosa; Crônica da Cidade Amada; Uma Garota em Maus Lençóis.

Era o ano de 1971e então Oswaldo Louzada voltou seus olhos para a televisão. Fez na TV Globo. Bandeira 2. Percebeu que a aceitação do público era maior do que o cinema. Resolveu intercalar uma coisa e outra.

Fez o filme: Guerra Conjugal. E novamente as novelas: Escalada; Estúpido Cupido; Locomotivas; Pecado Rasgado; Cabocla; Brilhante; Final Feliz; O Tempo e o Vento; Hipertensão; O Primo Basílio; Pacto de Sangue; Desejo; Vamp; Engraçadinha...Seus Amores e Seus Pecados; Cara e Coroa. Alguns episódios de: Você Decide; Uga Uga; Quinto dos Infernos. Alguns episódios de: Sob Nova Direção e a novela: Mulheres Apaixonadas.

Foi aí sua grande consagração. Oswaldo Louzada foi considerado uma revelação, como vovô, parceiro da grande atriz Carmem Silva. Todos o admiraram, o exaltaram, e o consideraram genial. A televisão lhe deu a consagração merecida. Em verdade o velho e grande ator Oswaldo Louzada ainda vive e ainda trabalha, como eternamente o fez.

Tags: novela, televisão, ator






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.08

  • Dia de Santa Helena
  • Dia do Anjo Lelahel
  • Dia do Estagiário