RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - A cidade de Agadir no Marrocos é atingida por um terremoto

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de Fevereiro de 1960.

A cidade de Agadir no Marrocos é atingida por um terremoto


Agadir é uma cidade de Marrocos, localizada na costa do Oceano Atlântico, e tem cerca de 800 mil habitantes.

A cidade desenvolveu-se a partir do estabelecimento em 1505, pelos portugueses, da Fortaleza de Santa Cruz do Cabo de Gué, abandonada por estes em 1541, sendo reocupada pelos marroquinos.

A 29 de Fevereiro de 1960 foi destruída por um sismo que provocou cerca de 15 000 mortos. Reconstruída com traços modernos, registou um forte surto demográfico, e é hoje um dos mais importantes centros turísticos do país.

No Brasil, na década de 1960, mais precisamente em 1966, a Rede Globo de Televisão produziu uma novela cuja trama se passava em boa parte na cidade de Agadir. A trama era O Sheik de Agadir, de Gloria Magadan. Embora as cenas tenham sido filmadas na restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, a cidade foi o pano de fundo para a história central da novela, dos personagens vividos por Yoná Magalhães, Amilton Fernandes, Leila Diniz, Marieta Severo, Henrique Martins, entre outros.

Tags: Terremoto, sismo, novela






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.08

  • Dia da Adesão: Em 1823 o Estado do Pará faz sua adesão à independência do Brasil.
  • Dia da Informática
  • Dia de Assunção de Nossa Senhora
  • Dia de São Tarcísio
  • Dia do Anjo Sitael
  • Dia dos Solteiros