Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de Abril de 1945.

Segunda Guerra Mundial: Tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Okinawa, na batalha de Okinawa

O navio de guerra USS Idaho disparando contra Okinawa no dia 1º de abril de 1945.

A Batalha de Okinawa teve lugar na ilha de Okinawa, no arquipélago de Ryukyu (sul das quatro maiores ilhas do Japão), tendo sido o maior ataque anfíbio durante a campanha do Pacífico da Segunda Guerra Mundial. Foi a maior batalha marítimo-terrestre-aérea da história, ocorrendo de 1º de abril a 22 de Junho de 1945.

Nenhum dos lados imaginou que fosse a última maior batalha da guerra. Os norte-americanos planejaram a Operação Downfall, a invasão das principais ilhas do Japão, que nunca aconteceu devido à rendição Japonesa em Agosto de 1945 devido ao uso das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagazaki.

A batalha foi referida como "Tufão de aço" ("Typhoon of Steel" em inglês) e "tetsu no ame", "tetsu no bofú" pelos habitantes de Okinawa, que significa "chuva de ferro" e "vento violento de aço", respectivamente, referindo-se à intensidade de fogo da batalha.

Em algumas batalhas como a de Iwo Jima, não existiam civis, mas em Okinawa existia uma grande população, e as baixas civis na batalha foram no mínimo 130.000. Baixas norte-americanas foram mais de 72.000, do qual 15.900 foram mortos ou estavam desaparecidos, o dobro de Iwo Jima e Guadalcanal juntas. Cerca de um quarto da população civil, e soldados japoneses e norte-americanos foram mortos na ilha na Primavera de 1945. Havia 107.000 Japoneses mortos ou capturados; muitos preferiram cometer suicídio a serem capturados.

Fonte: Wikipédia


Tags: Batalha, Segunda Guerra Mundial, Okinawa, Batalha de Okinawa, Iwo Jima, Guadalcanal






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo