Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de abril de 1998.

O francês Maurice Papon é condenado a 10 anos de prisão por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele participou do governo de Vichy, na França, apoiado pelos nazistas


Maurice Papon (Gretz-Armainvilliers, Seine-et-Marne, França, 3 de Setembro de 1910 - Pontault-Combault, Seine-et-Marne, 17 de Fevereiro de 2007), foi um oficial do Governo Francês de Vichy, que colaborou com o Regime Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois da guerra, conseguiu ocultar o seu papel no Governo de Vichy e teve uma carreira de sucesso na política até a emergência de detalhes sobre o seu passado, tendo sido condenado por crimes contra a Humanidade, em 1997 e 1998.

Em 17 de Outubro de 1961, durante a Guerra da Argélia, Papon era Chefe da Polícia de Paris. Depois de uma marcha pacifista, organizada pela Frente de Libertação Nacional argelina, dezenas ou talvez centenas de civis argelinos foram mortos em Paris pela polícia francesa. O número exato permanece desconhecido. O episódio ficou conhecido como o “Massacre de Paris”.

Tags: Segunda Guerra Mundial, nazismo, nazistas, Vichy






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação