Últimas notícias

Hoje na história

RSS
07 de abril de 1969.

Data simbólica de nascimento da Internet: é publicada a RFC 1

Steve Crocker em 2005

A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

Em 7 de abril de 1969, o matemático norte-americano Steve Crocker, então estudante de doutorado em UCLA, juntou algumas notas de reunião em um documento que chamou de “Requisição para comentários” (RFC 1), iniciando a série de documentos que definem a internet, os RFC.

Hoje, eles têm várias finalidades, como informar algoritmos, protocolos e padrões, existindo até RFC cômicos, como o RFC 1149 Protocolo Internet para Pombos-Correios. O RFC 1 discutia o primeiro protocolo de comunicação.

Um protocolo de comunicação é a língua que dois computadores usam para trocar informações. Em um protocolo definem-se regras como quantos bits são enviados de cada vez, em que ordem etc. Para entender o que é um protocolo, podemos imaginar duas pessoas que não falam a mesma língua usando rádios para se comunicar. Uma solução é cada uma usar um tradutor para uma terceira língua, e os tradutores falarem no rádio. Essa terceira língua é o protocolo de comunicação.


Tags: internet, RFC 1, Steve Crocker






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 05.04

  • Dia de Santa Irene
  • Dia de Santa Maria Crescencia Hoss
  • Dia de São Vicente Ferrer