Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de abril de 1455.

Alfonso de Bórgia se torna Papa Calisto III. Foi um dos três sumos pontífices espanhóis

Papa Calisto III

O Papa Calisto III, nascido Alonso de Borja, italianizado em Alfonso Borgia (31 de dezembro de 1378 — 6 de agosto de 1458) foi o 209º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 8 de abril de 1455, sendo consagrado em 20 de abril de 1455. Faleceu em 6 de agosto de 1458, perto de Xàtiva, Valência, hoje Espanha, mas naquele tempo Reino de Valência, integrado no Reino de Aragão. Foi o Papa que reviu a condenação de Joana d'Arc e reconheceu sua inocência em 1456.

Filho de Domingo de Borja e de sua mulher Francisca Martì, foi tio materno doutro papa da família Bórgia, Alexandre VI e do cardeal Luis Juan de Milà y Borja.

O seu túmulo encontra-se na igreja de Santa Maria in Monserrato, em Roma.

Criação dos Padroados português e espanhol

O Papa Calisto III criou o Padroado, que era um tratado entre a Igreja Católica e os Reinos de Portugal e de Espanha.

A Igreja Católica delegava aos monarcas destes reinos ibéricos a administração e organização da Igreja Católica em seus domínios. O rei mandava construir igrejas e era responsável pela sua manutenção), nomeava os padres e os bispos, sendo estes depois aprovados pelo Papa.

Assim, a estrutura do Reino de Portugal e de Espanha tinha não só uma dimensão político-administrativa, mas também religiosa. Com a criação do Padroado, muitas das atividades características da Igreja Católica eram, na verdade, funções do poder político. Particularmente a Inquisição, que nos Impérios Ibéricos funcionou mais como uma polícia do que a sua função inicial religiosa.

O Padroado português foi muito alterado ao longo dos tempos, mas os seus últimos vestígios foram suprimidos com o Concílio Vaticano II. Por exemplo, até este Concílio, era o Chefe de Estado Português que impunha o barrete cardinalício ao Patriarca de Lisboa.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária