Últimas notícias

Comentários

RSS
09.03.2012 | Opinião

O dia em que o caçador virou caça

O dia em que o caçador virou caça

A caça às bruxas foi uma perseguição religiosa e social que começou no século XV e atingiu seu apogeu nos séculos XVI e XVII principalmente na Alemanha, na Suíça e na Inglaterra.

A história da humanidade está repleta de acontecimentos onde a expressão "caça às bruxas"  também foi utilizada.

Como exemplo podemos citar o ocorrido durante a Guerra Fria,  onde nos Estados Unidos da América toda e qualquer pessoa que julgassem ser comunista era sumariamente perseguida, com ou sem provas.

Este período da história do século XX ficou conhecido como Macartismo (em inglês McCarthyism).

See It Now” (“Veja Agora”) foi um programa de televisão transmitido na década de 1950 pela rede de televisão norte-americana CBS,  uma adaptação do programa de rádio “Hear It Now” (“Ouça Agora”) criado por Edward R. Murrow e Fred W. Friendly, sendo apresentado por Murrow. 

Seu primeiro episódio, em 18 de novembro de 1951, tornou-se a primeira transmissão “ao vivo” pela televisão, costa-a-costa.

Murrow produziu uma série de episódios do show tratando da histeria da “caça às bruxas” aos comunistas. Um dos mais memoráveis episódios tratou do caso de Milo Radulovich,  um tenente da Força Aérea que foi absolvido depois de ser acusado de apoiar o comunismo.

O programa foi exibido em 20 de outubro de 1953, mostrando a imagem deste homem inocente e de seu pai imigrante, levando a opinião pública a questionar as táticas do Macarthismo de acusar por acusar.

Mas em 9 de março de 1954, foi ao ar mais um episódio de “See It Now”  com o título de Uma Denúncia sobre o senador Joseph McCarthy. Este teria sido o melhor da história do programa. 

Usando principalmente gravações do próprio senador Joseph McCarthy em ação, interrogando testemunhas e fazendo discursos, Murrow e Friendly exibiram qual o principal perigo para a democracia: não os suspeitos de serem eventualmente comunistas, mas as ações do próprio McCarthy.

Murrow disse no programa:

“Ninguém que conhece a história do seu país pode negar que as Comissões do Congresso são úteis. É necessário investigar antes de legislar. Mas a linha entre investigar e perseguir é muito tênue, e o senador de Wisconsin tem cometido este erro repetidamente”.

A transmissão provocou dezenas de milhares de cartas, telegramas e telefonemas para a sede da CBS, tornando-se o início do fim do Macarthismo.

O filme Boa Noite e Boa Sorte retrata tanto Murrow como este período infame da história dos Estados Unidos da América, além da atitude corajosa e distinta de Murrow perante o terror provocado pelos macartistas. 

Em 2 de dezembro de 1954, o Senado norte-americano condenou o senador Joseph McCarthy por má conduta durante as investigações e caça aos suspeitos de comunismo.

Este exemplo histórico serve para nós como uma luva.

Como afirmou Murrow, as Comissões do Congresso são úteis. CPI´s ou CPMI´s são importantes, mas não podem se tornar um espetáculo onde inocentes são trucidados sem direito a defesa.

No Brasil, e aqui no Rio Grande do Sul em especial, assistimos algumas pirotecnias “à la McCarthy”, onde alguns parlamentares fizeram acusações descabidas a “investigados” em CPI’s ou CPMI’s.

Quem deve julgar é a justiça. O resto é pura encenação ou teatralização com o objetivo de se conseguir “quinze minutos de fama” .

Muitas destas “ditas” investigações mais parecem encenações para ganhar espaço na mídia em anos eleitorais.

Creio não ser necessário citar nenhum exemplo pois nossa memória é muito boa.





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo
  • Padroeira dos Músicos
  • Dia do Anjo Reyel

Agenda do dia - 22.11

  • 12:00 às 15:00 Feijoada no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121