Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de março de 1653.

Primeira Guerra Anglo-Holandesa: vitória de uma frota holandesa sobre uma esquadra inglesa na “Batalha de Leghorn”, próximo a Leghorn (Livorno), Itália

Batalha de Leghorn, por van Diest.

A Primeira Guerra Anglo-Holandesa, chamada de Primeira Guerra Holandesa na Inglaterra, foi a primeira das Guerras Anglo-Holandesas.

Ela foi trava inteiramente no mar entre as marinha da Comunidade da Inglaterra e da República dos Países Baixos. O confronto, causado por disputas sobre trocas de mercadorias, começou com ataques ingleses contra navios mercantes holandeses, se expandindo para enormes ações em frota.

No final a Inglaterra ganhou o controle dos mares próximos das Ilhas Britânicas e forçou os holandeses a aceitarem o monopólio inglês sobre as trocas com as colônias inglesas e escocesas.


A Batalha de Scheveningen
por Jan Abrahamsz Beerstraaten, pintada c. 1654, mostra o final do último confronto da guerra.

Batalha de Leghorn

A Batalha de Leghorn (em holandês é conhecida pelo nome italiano Batalha de Livorno) foi um conflito naval que ocorreu em 14 de março de 1653, durante a Primeira Guerra Anglo-Holandesa, perto de Livorno na Itália.

Foi uma vitória da frota da República Holandesa sob o comando do comodoro Johan van Galen contra o esquadrão da Commonwealth da Inglaterra que estava sob o comando do capitão Henry Appleton.

Depois, uma frota inglesa sob o comando do capitão Richard Badiley, que Appleton estava tentando alcançar, surgiu, mas foi superada em número e fugiu.


A Batalha de Leghorn, por Johannes Lingelbach.

História

Em 1652, o governo da Commonwealth da Inglaterra, erroneamente acreditando que os holandeses tinham sido derrotados na Batalha da Kentish Knock, dividiu sua frota entre o Mediterrâneo e as águas domésticas.

Esta divisão de forças levou a uma derrota na Batalha de Dungeness em 10 de dezembro de 1652, e no início de 1653 a situação no Mediterrâneo estava extremamente crítica. O esquadrão de seis navios do capitão Henry Appleton estava preso em Leghorn por uma frota holandesa de 16 navios, enquanto Richard Badiley, de oito, estava em Elba.

A única esperança para os ingleses era combinar suas forças, mas Appleton navegou cedo demais e se envolveu com os holandeses antes que Badiley pudesse vir lhe ajudar. Três de seus navios foram capturados e dois destruídos e só o navio Mary, navegando mais rápido que os navios holandeses, escapou para se juntar a Badiley. Badiley contra-atacou os holandeses, mas foi pesadamente superado em número e recuou.

A batalha deu o comando holandês do Mediterrâneo, colocando o comércio inglês com o Levante à sua mercê, mas o comodoro Johan van Galen foi mortalmente ferido, morrendo em 13 de março de 1653.

Um dos capitães holandeses na batalha era filho do Tenente-Almirante Maarten Tromp, Cornelis Tromp, que se tornaria um famoso almirante.


A Batalha de Leghorn, por Reinier Nooms.

Fonte: Wikipédia


Tags: Batalha, Leghorn, Livorno, Guerra Anglo-Holandesa, Johan van Galen, Batalha de Scheveningen






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.12

  • Dia de Santa Luzia
  • Dia do Deficiente Visual
  • Dia do Lapidador
  • Dia do Marinheiro
  • Dia do Pedreiro
  • Dia Nacional do Ótico e do Oftalmologista