Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sexta-Feira, 13 de Junho de 1944.

Segunda Guerra Mundial: a Alemanha lança sobre a Inglaterra os primeiros mísseis utilizados na história, os V-1


A Vergeltungswaffe 1 Fi 103 / FZG-76 (V-1), conhecida como a Bomba voadora, Buzz bomb ou Doodlebug, foi o primeiro míssil moderno guiado usado em tempo de guerra. Vergeltungswaffe significa arma de represália, e FZG é a abreviação de Flak Ziel Gerät (dispositivo de mira antiaéreo), um nome escolhido para desinformação.

A V-1 foi desenvolvida pela Força aérea (Luftwaffe) alemã durante a Segunda Guerra Mundial e foi utilizada entre junho de 1944 e março de 1945. Foi empregada para atacar alvos no sudeste da Inglaterra e Bélgica, principalmente as cidades de Londres e Antuérpia. As V-1 eram lançadas de bases ao longo do Canal da Mancha (Pas-de-Calais) e da costa holandesa até terem sido subjugadas pelas forças aliadas. A V-1 recebeu mais tarde a ajuda do foguete V-2, mais sofisticado.

Os ingleses deram a ela o apelido de bomba zumbidora ou buzz bomb, devido som que produzia. Era facilmente identificável, e sabia-se que havia uma chegando com facilidade. Seu motor era desligado após ser percorrida uma distância pré-determinada, ai então ela mergulhava.

A bomba obteve um sucesso mediano. Como voava em linha reta e a velocidade constante, era relativamente fácil abatê-las com canhões. Além disso, assim que alguma V-1 aparecia na tela dos radares ingleses, a RAF mandava seus interceptadores Gloster Meteors derrubá-las. Quando tudo isso falhava, os pilotos usavam as asas de seus aviões para desviar o curso do míssil e fazê-lo cair em lugar seguro. Foram esses fracassos que obrigaram os alemães a recorrer aos V-2.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro

Agenda do dia - 23.04

  • 18:00 às 24:00 Bolinho de Batata no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121