RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Notícias - Pacientes com câncer vivem cada vez mais, diz estudo

Últimas notícias

Notícias

RSS
03.02.2016 | Ciência

Pacientes com câncer vivem cada vez mais, diz estudo

Progressos terapêuticos e nos diagnósticos são apontados como responsáveis pelo aumento da sobrevida dos doentes de câncer

Um estudo divulgado nesta terça-feira (2) constata que a esperança de vida das vítimas de câncer tem aumentado na França. Segundo a pesquisa, é cada vez maior o número de pessoas que vivem pelo menos cinco anos após terem diagnosticado a doença. A estatística é vista pelos especialistas como uma notícia encorajadora.

De acordo com o estudo, a grande maioria dos pacientes com câncer de próstata, de mama e colorretal vêm obtendo uma sobrevida cada vez mais longa, entre cinco e dez anos, após o diagnóstico e o tratamento da doença. Esse é o caso de 63% dos pacientes com câncer colorretal, 72% dos pacientes com câncer de próstata e 87% dos pacientes com câncer de mama na França. Segundo a pesquisa, o aumento da sobrevida com relação aos estudos anteriores, se deve aos progressos terapêuticos e no diagnóstico da doença.

A constatação é fruto de uma monitoramento realizado entre 1989 e 2010 pelo Instituto francês de vigilância sanitária (InVS na sigla em francês), junto com o Instituto francês do câncer (INCa). As duas instituições acompanharam mais de 535 mil casos de vítimas de 53 tipos de câncer.

Câncer do pulmão preocupa

Em contrapartida, nos pacientes com câncer de pulmão os resultados observados são menos otimistas: em apenas 17% deles foi constatado um aumento da sobrevida. Quase 40 mil novos casos de câncer de pulmão são detectados por ano na França. “A única arma que temos para combater esse tipo de tumor é a prevenção contra o tabaco”, insiste François Bourdillon, diretor do InVS.

Além pulmão, o câncer no pâncreas e no fígado também preocupam, com uma sobrevida de cinco anos em menos de 33% dos casos monitorados entre 2005 e 2010.

Em 2012 a França contava com 57 mil novos casos de câncer de próstata, mais de 48 mil registros de tumores no seio e cerca de 42 mil pacientes que descobriram sofrer de câncer colorretal.

Fonte: Rádio França Internacional


Tags: Câncer, saúde, medicina, ciência





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 24.06

  • Dia das Empresas Gráficas
  • Dia de São João
  • Dia do Anjo Haheuiah
  • Dia do Caboclo
  • Dia do Observador Aéreo
  • Dia Internacional do Disco voador
  • Dia Internacional do Leite
  • Festa de São João Batista - Porto Alegre