RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Notícias - Barack Obama prepara viagem a Cuba

Últimas notícias

Notícias

RSS
19.02.2016 | Mundo

Barack Obama prepara viagem a Cuba

O presidente americano Barack Obama (REUTERS/Jonathan Ernst)

O presidente Barack Obama viajará para Cuba "nas próximas semanas", e será o primeiro chefe de Estado americano a visitar oficialmente a ilha desde 1928. O governo americano deverá anunciar oficialmente a viagem ainda nesta quinta-feira (18), que incluirá provavelmente a outros países da América Latina.

A visita marca um avanço nas negociações entre Washington e Havana, desde a retomada das relações diplomáticas entre os dois países, em julho de 2015 e a reabertura no mês seguinte da embaixada americana. Segundo o canal ABC, Obama deve chegar à capital cubana nos dias 21 e 22 de março, antes de uma visita à Argentina.

Ele também será o primeiro presidente a pisar em solo cubano desde a revolução que colocou Fidel Castro no poder, em 1959. Obama manifestou diversas vezes o desejo de viajar a Cuba, ressaltando que espera ver como a vida e as liberdades individuais dos cidadãos comuns evoluíram.

Republicanos criticam visita

O anúncio da visita gerou diversas reações entre os republicanos. Um dos pré-candidatos às eleições presidenciais americanas, Marco Rubio, ele mesmo filho de cubanos, declarou que só visitaria a ilha se “ela fosse realmente livre”. “Não há eleições em Cuba, não há escolha em Cuba. Hoje, um ano e dois meses depois da abertura, o governo ainda continua opressor”, disse Rubio à rede de TV americana CNN.

Segundo ele, o país é uma “ditadura comunista antiamericana”. O senador do Texasn Ted Cruz, que também é pré-candidato republicano, criticou a iniciativa, dizendo que o presidente “autoriza que bilhões de dólares sejam recebidos por tiranos que detestam a América”.

"Guerra Fria acabou"

Há algumas semanas, em um discurso no Congresso, Obama defendeu sua decisão dizendo: “vocês querem reforçar nossa liderança e nossa credibilidade no continente? Admitam que a Guerra Fria acabou e acabem com o embargo". Um dos primeiros passos dessa reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos e o fim do embargo é a retomada dos voos comerciais entre os dois países.

Fonte: Rádio França Internacional


Tags: Cuba, Obama, Castro, aviação, voo, turismo





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

notícias Relacionadas

Comemoramos hoje - 19.04

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio