RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Notícias - Células-tronco e a utilização do sangue e tecido umbilical no combate á doenças

Últimas notícias

Notícias

RSS
23.05.2016 | Ciência

Células-tronco e a utilização do sangue e tecido umbilical no combate á doenças

Hemocord – Banco de Células-Tronco

O uso das células-tronco em tratamentos de saúde tornou-se tema de congressos de medicina pelo mundo, onde a prática da utilização do sangue e tecido umbilical e líquido amniótico, ao passarem por estudos em diversos pacientes com doenças neurológicas, do fígado, coração, pele, articulações e músculos, vê comprovando sua eficácia.

Em recente Congresso Internacional realizado no estado do Colorado nos EUA, foram apresentadas pesquisas que comprovam a eficiência do uso dos tecidos perinatais, não apenas para tratamento de doenças do sangue.

Já caiu por terra o argumento de que as células-tronco do sangue do cordão umbilical só teriam utilidades em casos hematológicos, ao menos essa é a realidade científica fora do Brasil”, afirma Karolyn Sassi Ogliari, médica, pós-doutorada pelo Instituto de células-tronco e Biologia Regenerativa da Universidade de Harvard e diretora medíco-científica do Hemocord em Porto Alegre.

Pesquisas mundiais

A maior investigação da área vem sendo realizada pela oncologista pediatra da Duke University (EUA), Dra. Joanne Kurtzberg, que utiliza o sangue do cordão umbilical do próprio paciente, coletado ao nascimento, para combater sequelas neurológicas, causadas pela falta de oxigenação no cérebro, conhecida por paralisia cerebral.

O estudo que avalia o desenvolvimento de crianças entre 2 e 6 anos de idade, vem apontando melhoras significativas na função motora e aumento das conexões entre os neurônios, o que restabelece funções perdidas, regenerando a massa craniana.

O próximo passo para a oncologista pediatra, com base nos resultados já obtidos, é a liberação de uso do sangue umbilical autólogo no tratamento da paralisia cerebral, que hoje possui escassas tentativas de cura.

Resultados na China

Na China, o professor e pesquisador, Kang-Hsi, médico chefe do setor de Hematologia e Oncologia do Hospital da Criança da Universidade Médica do país, apontou resultados positivos em crianças com leucemia transplantadas. Comprovando redução de 50% do tempo de pega do transplante no grupo em foi administrado o sangue do cordão com as células mesenquimais, em relação aos pacientes que receberam apenas sangue umbilical.

Sobre a Hemocord

A Hemocord, com sede em Porto Alegre, é o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical com laboratório de Criopreservação no sul do país, apta para atender todas as regiões do Brasil, criada para oferecer aos seus clientes, a tranquilidade de armazenar o sangue do cordão umbilical no nascimento de seu bebê para garantir sua utilização no combate de futuras doenças.

Fonte: Zentocom – Comunicação Integrada


Tags: Saúde, Células-tronco, sangue, tecido umbilical, ciência





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

Comemoramos hoje - 13.12

  • Dia de Santa Luzia
  • Dia do Deficiente Visual
  • Dia do Lapidador
  • Dia do Marinheiro
  • Dia do Pedreiro
  • Dia Nacional do Ótico e do Oftalmologista