RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Notícias - Líder norte-coreano Kim Jong-un teria usado passaporte brasileiro falso para viajar

Últimas notícias

Notícias

RSS
28.02.2018 | Mundo

Líder norte-coreano Kim Jong-un teria usado passaporte brasileiro falso para viajar

Scanner de um autêntico passaporte brasileiro fraudado pelo líder norte-coreano Kim Jong-un para viajar pelo mundo. Handout via REUTERS

A Reuteurs divulgou nesta terça-feira (27) a imagem de um passaporte brasileiro em nome do atual presidente norte-coreano, Kim Jong-un. Segundo a agência de notícias, o líder asiático e seu pai teriam usado o documento para solicitar vistos e viajar pelo mundo.

Mesmo que se trate apenas de fotocópia, a imagem divulgada pela agência Reuters é clara: o atual líder norte-coreano dispunha de um passaporte brasileiro com nome de Josef Pwag. O documento teria sido emitido em 1993 pela Embaixada do Brasil em Praga, na República Tcheca. Segundo a imagem, o detentor do documento teria nascido em São Paulo, em 1983, e seria filho de Ricardo Pwag e Marcela Pawg Joou.

Mas de acordo com a Reuters, além de Kim Jong-un, seu pai Kim Jong Il, morto em 2011, também teria usado de forma fraudulenta documentos brasileiros, como mostra a imagem de um passaporte, desta vez com a foto do ditador, com o nome de Ijong Tchoi. Mesmo divulgando apenas a primeira página do passaporte, o que impossibilita saber ser há carimbos de viagens, a Reuters afirma que os documentos, que apresentam selos consulares, teriam sido usados em seguida para obtenção de vistos para visitar outros países na década de 1990.

Segundo o jornal japonês Yomiuri Shimbun informou em 2011, Kim Jong-un teria visitado a Disneylândia de Tóquio, em 1991, incógnito. Nessa ocasião, de acordo com o veículo, o jovem líder norte-coreano teria usado um passaporte brasileiro. No entanto, essa viagem teria ocorrido antes mesmo da emissão do documento revelado pela Reuters.

A representação diplomática norte-coreana em Brasília ainda não comentou a denúncia. Já o Itamaraty informou à agência de notícias que está investigando o caso.

Fonte: Rádio França Internacional


Tags: Coreia, Coreia do Norte, passaporre, Kim Jong-Un





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

notícias Relacionadas

Comemoramos hoje - 15.10

  • Dia de Santa Tereza d’Avila
  • Dia do Anjo Ayel
  • Dia do Normalista
  • Dia do Professor