Últimas notícias

Vídeos

O cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi é entrevistado por Ricardo Orlandini

Ricardo Orlandini entrevista o cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi coordenador da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta.

Cerca de 5% da população masculina e 0,4% da feminina, acima de 55 anos, apresentam o problema.

O Aneurisma da Aorta é grave e raramente apresenta sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta, silenciosa e progressiva num determinado ponto da aorta, a principal artéria do organismo. Quando rompe, provoca hemorragia interna grave, resultando em 90% de óbitos.

Apenas 50% dos pacientes com aneurisma da aorta em ruptura conseguem chegar vivos ao hospital. Destes, mais de 50 % morrem durante ou após cirurgia de urgência. A prevenção e o diagnóstico precoce podem reverter, de maneira significativa, a história natural de sua evolução.

Aneurisma da Aorta

A artéria aorta recebe todo o sangue ejetado do ventrículo esquerdo do coração e o distribuiu para todo o corpo, com exceção dos pulmões. A aorta ramifica-se em artérias menores, desde o coração até a parte inferior do abdômen. Seu diâmetro médio é de 2 cm.

Uma simples ecografia abdominal revela a situação da artéria. Se, em algum ponto passar de 3 cm é considerado aneurisma e pode ser tratado clinicamente, na maioria dos casos, quando mede até 4 - 4,5 cm.

O aumento progressivo não causa dor nem sintoma algum. Quando atinge um diâmetro igual ou maior que 5 cm é preciso eliminá-lo. O risco de ruptura é maior do que o apresentado pela operação convencional.

Outra alternativa de tratamento é a cirurgia endovascular, modalidade menos invasiva que consiste na introdução de uma prótese a partir da virilha, sem necessidade de anestesia geral. Através de pequena incisão, uma endoprótese é inserida por um cateter pela artéria femoral até o local da lesão, onde é liberada e o aneurisma excluído. A internação é mais curta, de dois a três dias, e a recuperação mais rápida. O índice de mortalidade cai para 1% a 2%.

Fatores de Risco

O aneurisma da aorta acomete mais em homens, acima dos 65 anos, fumantes, que sofram de diabetes, aterosclerose, com colesterol elevado, hipertensão, doença coronária ou com antecedentes na família com o aumento da artéria.

Esta entrevista foi gravada no Box 21 Bar e Restaurante (http://box21.wordpress.com/) na Rua Carlos von Koseritz, 304 em Porto Alegre.

O programa PontoNet é veiculado nas quintas-feiras às 22h30 e nos domingos às 16h00, na POA-TV Canal 6 na Net em Porto Alegre - RS e também na internet em http://poatv.net/ao-vivo/.

Também vai ao ar na TV Informativo Canal 20 da NET de Lajeado (www.tvinformativo.com.br/tv/home) nas segundas às 19h30 e nas sextas-feiras às 18h30.

Também fica disponível em nosso Canal do YouTube em http://www.youtube.com/jrorlandini.

Últimos vídeos

  • João Antônio Dib é entrevistado por Ricardo Orlandini e David Iasnogrodski (Parte 2) 16.10.2014 João Antônio Dib é entrevistado por Ricardo Orlandini e David Iasnogrodski (Parte 2)
  • João Antônio Dib é entrevistado por Ricardo Orlandini e David Iasnogrodski (Parte 1) 09.10.2014 João Antônio Dib é entrevistado por Ricardo Orlandini e David Iasnogrodski (Parte 1)
  • Ricardo Orlandini conversa com a psicóloga Ligia Nery, fundadora da DCO – Gestão da Transição. 02.10.2014 Ricardo Orlandini conversa com a psicóloga Ligia Nery, fundadora da DCO – Gestão da Transição.
  • Rodrigo Bragaglia criador do B Burger é o entrevistado de Ricardo Orlandini 25.09.2014 Rodrigo Bragaglia criador do B Burger é o entrevistado de Ricardo Orlandini
  • Domício Basiliense é entrevistado por Ricardo Orlandini 11.09.2014 Domício Basiliense é entrevistado por Ricardo Orlandini
  • Ricardo Orlandini conversa com Régis Corrêa e Marcelo de Sá Verlindo da Licitweb 04.09.2014 Ricardo Orlandini conversa com Régis Corrêa e Marcelo de Sá Verlindo da Licitweb
  • Ricardo Orlandini participa da 2ª Rodada de Negócios do CDL Viamão 28.08.2014 Ricardo Orlandini participa da 2ª Rodada de Negócios do CDL Viamão
  •  Ilgo Wink, Fernando Brandão e Ricardo Orlandini falam da Copa do Mundo 21.08.2014 Ilgo Wink, Fernando Brandão e Ricardo Orlandini falam da Copa do Mundo
  • A advogada Ana Cristina de Oliveira conversa com Ricardo Orlandini 14.08.2014 A advogada Ana Cristina de Oliveira conversa com Ricardo Orlandini

Comemoramos hoje - 30.05

  • Dia das Bandeiras
  • Dia de Santa Joana D"Arc
  • Dia do Decorador
  • Dia do Geólogo
  • Dia do Medicamento Genérico