Últimos Programas Ricardo Orlandini.net

Programa Ricardo Orlandini.net de 23/10/2014

O cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi é entrevistado por Ricardo Orlandini

Ricardo Orlandini entrevista o cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi coordenador da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta.

Cerca de 5% da população masculina e 0,4% da feminina, acima de 55 anos, apresentam o problema.

O Aneurisma da Aorta é grave e raramente apresenta sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta, silenciosa e progressiva num determinado ponto da aorta, a principal artéria do organismo. Quando rompe, provoca hemorragia interna grave, resultando em 90% de óbitos.

Apenas 50% dos pacientes com aneurisma da aorta em ruptura conseguem chegar vivos ao hospital. Destes, mais de 50 % morrem durante ou após cirurgia de urgência. A prevenção e o diagnóstico precoce podem reverter, de maneira significativa, a história natural de sua evolução.

Aneurisma da Aorta

A artéria aorta recebe todo o sangue ejetado do ventrículo esquerdo do coração e o distribuiu para todo o corpo, com exceção dos pulmões. A aorta ramifica-se em artérias menores, desde o coração até a parte inferior do abdômen. Seu diâmetro médio é de 2 cm.

Uma simples ecografia abdominal revela a situação da artéria. Se, em algum ponto passar de 3 cm é considerado aneurisma e pode ser tratado clinicamente, na maioria dos casos, quando mede até 4 - 4,5 cm.

O aumento progressivo não causa dor nem sintoma algum. Quando atinge um diâmetro igual ou maior que 5 cm é preciso eliminá-lo. O risco de ruptura é maior do que o apresentado pela operação convencional.

Outra alternativa de tratamento é a cirurgia endovascular, modalidade menos invasiva que consiste na introdução de uma prótese a partir da virilha, sem necessidade de anestesia geral. Através de pequena incisão, uma endoprótese é inserida por um cateter pela artéria femoral até o local da lesão, onde é liberada e o aneurisma excluído. A internação é mais curta, de dois a três dias, e a recuperação mais rápida. O índice de mortalidade cai para 1% a 2%.

Fatores de Risco

O aneurisma da aorta acomete mais em homens, acima dos 65 anos, fumantes, que sofram de diabetes, aterosclerose, com colesterol elevado, hipertensão, doença coronária ou com antecedentes na família com o aumento da artéria.

Esta entrevista foi gravada no Box 21 Bar e Restaurante (http://box21.wordpress.com/) na Rua Carlos von Koseritz, 304 em Porto Alegre.

O programa PontoNet é veiculado nas quintas-feiras às 22h30 e nos domingos às 16h00, na POA-TV Canal 6 na Net em Porto Alegre - RS e também na internet em http://poatv.net/ao-vivo/.

Também vai ao ar na TV Informativo Canal 20 da NET de Lajeado (www.tvinformativo.com.br/tv/home) nas segundas às 19h30 e nas sextas-feiras às 18h30.

Também fica disponível em nosso Canal do YouTube em http://www.youtube.com/jrorlandini.

Últimos Programas Ricardo Orlandini.net

João Antônio Dib é entrevistado por Ricardo Orlandini e David Iasnogrodski (Parte 2) 16.10.2014 João Antônio Dib é entrevistado por Ricardo Orlandini e David Iasnogrodski (Parte 2)
João Antônio Dib é entrevistado por Ricardo Orlandini e David Iasnogrodski (Parte 1) 09.10.2014 João Antônio Dib é entrevistado por Ricardo Orlandini e David Iasnogrodski (Parte 1)
Ricardo Orlandini conversa com a psicóloga Ligia Nery, fundadora da DCO – Gestão da Transição. 02.10.2014 Ricardo Orlandini conversa com a psicóloga Ligia Nery, fundadora da DCO – Gestão da Transição.
Rodrigo Bragaglia criador do B Burger é o entrevistado de Ricardo Orlandini 25.09.2014 Rodrigo Bragaglia criador do B Burger é o entrevistado de Ricardo Orlandini
Domício Basiliense é entrevistado por Ricardo Orlandini 11.09.2014 Domício Basiliense é entrevistado por Ricardo Orlandini
Ricardo Orlandini conversa com Régis Corrêa e Marcelo de Sá Verlindo da Licitweb 04.09.2014 Ricardo Orlandini conversa com Régis Corrêa e Marcelo de Sá Verlindo da Licitweb
Ricardo Orlandini participa da 2ª Rodada de Negócios do CDL Viamão 28.08.2014 Ricardo Orlandini participa da 2ª Rodada de Negócios do CDL Viamão
 Ilgo Wink, Fernando Brandão e Ricardo Orlandini falam da Copa do Mundo 21.08.2014 Ilgo Wink, Fernando Brandão e Ricardo Orlandini falam da Copa do Mundo
A advogada Ana Cristina de Oliveira conversa com Ricardo Orlandini 14.08.2014 A advogada Ana Cristina de Oliveira conversa com Ricardo Orlandini

Comemoramos hoje - 28.05

  • Dia da Saúde
  • Dia de São Germano de Paris
  • Dia do Ceramista
  • Dia do Desafio
  • Dia do Gráfico
  • Dia Internacional de Luta Contra a Mortalidade Materna