Últimas notícias

Vídeos

Ricardo Orlandini entrevista a Dra. Luciana Caccavo Miguel tratando sobre a Oxigenoterapia Hiperbárica.

Entrevista com Dra. Luciana Caccavo Miguel tratando sobre a Oxigenoterapia Hiperbárica.

As estatísticas nos últimos anos de acidentes provocados por motociclistas mostram que os índices de mortes vêm aumentando. O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde aponta que, em 2010, 25% dos 40.610 óbitos no trânsito foram de motoristas de motos. Em apenas nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de mortes ocasionadas por acidentes com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143 mortes.

Porém, mesmo que o motociclista venha a sobreviver, geralmente as sequelas são permanentes, sendo que em grande parte dos acidentados o envolvido fica paraplégico. Neste caso, o motociclista permanece muitas horas em uma mesma posição, e por isso surgem úlceras por pressão no local de apoio. Esta doença é definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a pressão aumentada por um período prolongado.

O Instituto de Oxigenoterapia Hiperbárica do Brasil (IOHB), que atua a mais de oito anos em Porto Alegre, presta atendimento a estes pacientes com o objetivo de cicatrizar as lesões. O tratamento, reconhecido desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), consiste em aumentar a concentração de oxigênio nas células para acelerar a cicatrização de tecidos comprometidos e em sofrimento e, com isso, devolver a qualidade de vida ao paciente. A diretora médica do IOHB, Dra. Luciana Maria Caccavo Miguel, ressalta que o registro de casos deste tipo vem aumentando gradativamente, sendo que a maioria destes pacientes é do sexo masculino e tem idade entre 18 e 30 anos.

Dra. Luciana afirma também que todos os pacientes têm direito ao tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica, já que é obrigatória a cobertura pelos planos de saúde, conforme o mais recente relatório da Agência Nacional de Saúde (ANS). “Os pacientes submetidos à terapia têm chance de cura, desde que mantenham acompanhamento e sigam as orientações do médico assistente, além de dar continuidade e frequência indicada ao tratamento”, alerta a diretora médica do IOHB.

 

 

Esta entrevista foi gravada no Box 21 Bar e Restaurante (http://box21.wordpress.com/) na Rua Carlos von Koseritz, 304 em Porto Alegre em 12 de março de 2012.

O programa PontoNet é veiculado nas quintas-feiras às 22h30, sábados às 23:00 e nos domingos às 16h00, na POA-TV Canal 6 na Net em Porto Alegre - RS e também na internet em http://streaming.plugin.com.br/strpoatv?MSWMExt=.asf ou em nosso Canal do YouTube em http://www.youtube.com/jrorlandini.

Últimos vídeos

  • Entrevista com o arquiteto Sérgio Zimmermann, Diretor Presidente da Companhia Carris Porto-alegrense 15.03.2012 Entrevista com o arquiteto Sérgio Zimmermann, Diretor Presidente da Companhia Carris Porto-alegrense
  • Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. (Parte II) 16.02.2012 Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. (Parte II)
  • Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. 09.02.2012 Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá.
  • Entrevista com Rafael Terra, Diretor da Fabulosa Ideia. 29.12.2011 Entrevista com Rafael Terra, Diretor da Fabulosa Ideia.
  • Entrevista com a diretoria da Companhia Carris Porto-alegrense 20.10.2011 Entrevista com a diretoria da Companhia Carris Porto-alegrense
  • Entrevista com Luiz Carlos Zancanella, Diretor da Safeweb Ltda. 13.10.2011 Entrevista com Luiz Carlos Zancanella, Diretor da Safeweb Ltda.
  • Entrevista com Vinícius Pinheiro, Diretor Comercial da e-Core Desenvolvimento de Software. 06.10.2011 Entrevista com Vinícius Pinheiro, Diretor Comercial da e-Core Desenvolvimento de Software.
  • Entrevista com Jair Paiva Hoffmann Patrão do Piquete 22.09.2011 Entrevista com Jair Paiva Hoffmann Patrão do Piquete "Amigos do PX"
  • Entrevista com o arquiteto Ilton Luis Schuler da Silva, vice-presidente social e também com a arquiteta Daniela D. Espindola Schiaffino vice-presidente do “Acampamento” da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul – SERGS. 15.09.2011 Entrevista com o arquiteto Ilton Luis Schuler da Silva, vice-presidente social e também com a arquiteta Daniela D. Espindola Schiaffino vice-presidente do “Acampamento” da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul – SERGS.

Comemoramos hoje - 10.02

  • Dia da Internet Segura
  • Dia do Atleta Profissional
  • Dia de Santa Escolástica