Últimos Programas Ricardo Orlandini.net

Programa Ricardo Orlandini.net de 05/04/2012

Ricardo Orlandini entrevista a Dra. Luciana Caccavo Miguel tratando sobre a Oxigenoterapia Hiperbárica.

Entrevista com Dra. Luciana Caccavo Miguel tratando sobre a Oxigenoterapia Hiperbárica.

As estatísticas nos últimos anos de acidentes provocados por motociclistas mostram que os índices de mortes vêm aumentando. O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde aponta que, em 2010, 25% dos 40.610 óbitos no trânsito foram de motoristas de motos. Em apenas nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de mortes ocasionadas por acidentes com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143 mortes.

Porém, mesmo que o motociclista venha a sobreviver, geralmente as sequelas são permanentes, sendo que em grande parte dos acidentados o envolvido fica paraplégico. Neste caso, o motociclista permanece muitas horas em uma mesma posição, e por isso surgem úlceras por pressão no local de apoio. Esta doença é definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a pressão aumentada por um período prolongado.

O Instituto de Oxigenoterapia Hiperbárica do Brasil (IOHB), que atua a mais de oito anos em Porto Alegre, presta atendimento a estes pacientes com o objetivo de cicatrizar as lesões. O tratamento, reconhecido desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), consiste em aumentar a concentração de oxigênio nas células para acelerar a cicatrização de tecidos comprometidos e em sofrimento e, com isso, devolver a qualidade de vida ao paciente. A diretora médica do IOHB, Dra. Luciana Maria Caccavo Miguel, ressalta que o registro de casos deste tipo vem aumentando gradativamente, sendo que a maioria destes pacientes é do sexo masculino e tem idade entre 18 e 30 anos.

Dra. Luciana afirma também que todos os pacientes têm direito ao tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica, já que é obrigatória a cobertura pelos planos de saúde, conforme o mais recente relatório da Agência Nacional de Saúde (ANS). “Os pacientes submetidos à terapia têm chance de cura, desde que mantenham acompanhamento e sigam as orientações do médico assistente, além de dar continuidade e frequência indicada ao tratamento”, alerta a diretora médica do IOHB.

 

 

Esta entrevista foi gravada no Box 21 Bar e Restaurante (http://box21.wordpress.com/) na Rua Carlos von Koseritz, 304 em Porto Alegre em 12 de março de 2012.

O programa PontoNet é veiculado nas quintas-feiras às 22h30, sábados às 23:00 e nos domingos às 16h00, na POA-TV Canal 6 na Net em Porto Alegre - RS e também na internet em http://streaming.plugin.com.br/strpoatv?MSWMExt=.asf ou em nosso Canal do YouTube em http://www.youtube.com/jrorlandini.

Últimos Programas Ricardo Orlandini.net

Entrevista com o arquiteto Sérgio Zimmermann, Diretor Presidente da Companhia Carris Porto-alegrense 15.03.2012 Entrevista com o arquiteto Sérgio Zimmermann, Diretor Presidente da Companhia Carris Porto-alegrense
Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. (Parte II) 16.02.2012 Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. (Parte II)
Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. 09.02.2012 Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá.
Entrevista com Rafael Terra, Diretor da Fabulosa Ideia. 29.12.2011 Entrevista com Rafael Terra, Diretor da Fabulosa Ideia.
Entrevista com a diretoria da Companhia Carris Porto-alegrense 20.10.2011 Entrevista com a diretoria da Companhia Carris Porto-alegrense
Entrevista com Luiz Carlos Zancanella, Diretor da Safeweb Ltda. 13.10.2011 Entrevista com Luiz Carlos Zancanella, Diretor da Safeweb Ltda.
Entrevista com Vinícius Pinheiro, Diretor Comercial da e-Core Desenvolvimento de Software. 06.10.2011 Entrevista com Vinícius Pinheiro, Diretor Comercial da e-Core Desenvolvimento de Software.
Entrevista com Jair Paiva Hoffmann Patrão do Piquete 22.09.2011 Entrevista com Jair Paiva Hoffmann Patrão do Piquete "Amigos do PX"
Entrevista com o arquiteto Ilton Luis Schuler da Silva, vice-presidente social e também com a arquiteta Daniela D. Espindola Schiaffino vice-presidente do “Acampamento” da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul – SERGS. 15.09.2011 Entrevista com o arquiteto Ilton Luis Schuler da Silva, vice-presidente social e também com a arquiteta Daniela D. Espindola Schiaffino vice-presidente do “Acampamento” da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul – SERGS.

Comemoramos hoje - 12.12

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América)
  • Dia de Santa Dionísia