Últimas notícias

Vídeos

Ricardo Orlandini entrevista Cláudia Pereira da Costa, a Cadica, da Escola Cadica Danças e Ritmos.

Cláudia Pereira da Costa nasceu em Alegrete no ano de 1964. Cadica, como é conhecida por todos, atua como empresária, coreógrafa, professora e bailarina da Cadica Compañia de Dança, realizando diferentes tipos de shows por todo o Estado. Ainda é diretora da escola Cadica Danças e Ritmos, que proporciona a pessoas de todas as idades o aprendizado de diversos estilos de dança, entre eles: Flamenco, Salsa, Street Dance, Ballet, Jazz, Samba de Gafieira, Danças de Salão, Tango, Dança do Ventre, Pagode, Ritmos e Fusão Flamenco Gaúcho.

Graduada em Publicidade pela Unisinos, pós-graduada em Dança pela PUCRS e formada em Ballet, Cadica já integrou diversos grupos e dança. Em suas montagens coreográficas, utiliza-se da técnica Flamenca, mesclada aos estudos de Ballet Clássico, Dança Gaúcha e Argentina, Teatro, Danças de Salão e Danças Folclóricas. Iniciou seus estudos de dança espanhola em 1986 e Flamenco em 1990. Desde então faz cursos de especialização com espanhóis e brasileiros renomados.

Cadica é considerada pioneira no trabalho de Fusão Flamenco Gaúcho, tanto que, em breve, irá lançar um livro chamado Baile Flamenco - Identidade Gaúcha. Em 2008, participou como bailarina de Tango em um espetáculo com um dos maiores cantores de Tango da Argentina, Ariel Ardit, inaugurando o palco do novo Teatro Ciee.

Pela terceira vez, a bailarina participa como professora do Baila Costão, evento importante de Danças de Salão no Costão do Santinho, onde coordenou durante dois anos a semana temática espanhola. Em 2009, Cadica recebeu o troféu homenagem no evento Latin Mix, por divulgar em sua Newsletter semanal vários eventos de Dança de Salão da cidade. Atualmente Cadica vem se dedicando, além do Flamenco e seu trabalho com Danças Gaúchas, ao estudo das Danças de Salão, dando prioridade ao Tango, e ao seus estudos em Programação Neurolinguística.

A Escola Cadica Danças e Ritmos foi fundada em 1995, na Rua General Caldwell, em Porto Alegre, Bairro Menino Deus.

Nos três primeiros anos de existência, se manteve em um local pequeno, porém muito acolhedor. Em março de 1998, a escola passou a ter sede própria, na mesma rua. O novo local foi projetado e planejado com exclusividade para o ensino da prática da dança, em um prédio com estilo espanhol, reproduzindo fielmente a arquitetura da região, com ares de Andaluzia, berço da cultura flamenca. Arcos e sacadas com grandes portões em ferro trabalhado, pátios andaluzes com fontes e uma típica taberna espanhola (bar) compõem esse pedacinho da Espanha em Porto Alegre. A decoração, feita com objetos diretamente trazidos da Espanha, é composta por leques, azulejos, vasinhos nas paredes, fontes, quadros, dentre outros. A escola possui seis amplas salas de aula com tablado, ar-condicionado e proteção acústica, características que tornam um lugar agradável e inovador para a prática da dança e das expressões artísticas em geral.

O nome da escola foi escolhido por Cadica com o objetivo de agregar diversos tipos de modalidades de dança, em um ambiente que engloba ritmos musicais variados.

Além do curso de Dança flamenca, que está sob a coordenação artística e técnica de Cadica, a escola oferece diversos outros cursos: Dança de Salão, Dança do Ventre, Jazz, Ballet, Fandango, Ritmos, Salsa, Street Dance, Tango e Dança para Senhoras (3ª idade), Samba de Gafieira, Zouk, Malambo e Sapateado Americano. Cadica dirige e supervisiona pessoalmente todos esses cursos, garantindo o alto padrão de qualidade da escola.

A escola realiza variados eventos, festas e apresentações durante o ano, como o tradicional Chocolate com Churros (que acontece sempre no inverno, desde 1996). Além de jantares, almoços, Peñas (apresentações de caráter beneficente no teatro da escola) – que está sendo um grande sucesso a cada edição. Os bailinhos mensais de dança de salão e os espetáculos de final de ano nos melhores teatros da cidade também têm sido destaque. Neles, acontece sempre uma animada reunião de alunos de todas as modalidades, professores, amigos, familiares e os apreciadores da dança em geral.

Com o aumento da procura por Dança de Salão, Cadica têm cada vez mais capacitado sua equipe de professores. Em uma oportunidade, trouxe Jaime Arôxa, grande coreógrafo brasileiro, para um curso de formação de professores. Além disso, seleciona, periodicamente, grupos de monitores bolsistas que acompanham as aulas a fim de auxiliar os alunos.

Esta entrevista foi gravada no Box21 Bar e Restaurante em 25 de junho de 2012.

O programa PontoNet é veiculado nas quintas-feiras às 22h30, sábados às 23:00 e nos domingos às 16h00, na POA-TV Canal 6 na Net em Porto Alegre - RS e também na internet em http://streaming.plugin.com.br/strpoatv?MSWMExt=.asf ou em nosso Canal do YouTube em http://www.youtube.com/jrorlandini.

Últimos vídeos

  • Ricadro Orlandini entrevista com Rodrigo Losina, diretor-presidente da Alfamídia Treinamentos. 14.06.2012 Ricadro Orlandini entrevista com Rodrigo Losina, diretor-presidente da Alfamídia Treinamentos.
  • Ricardo Orlandini entrevista a Dra. Luciana Caccavo Miguel tratando sobre a Oxigenoterapia Hiperbárica. 05.04.2012 Ricardo Orlandini entrevista a Dra. Luciana Caccavo Miguel tratando sobre a Oxigenoterapia Hiperbárica.
  • Entrevista com o arquiteto Sérgio Zimmermann, Diretor Presidente da Companhia Carris Porto-alegrense 15.03.2012 Entrevista com o arquiteto Sérgio Zimmermann, Diretor Presidente da Companhia Carris Porto-alegrense
  • Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. (Parte II) 16.02.2012 Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. (Parte II)
  • Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá. 09.02.2012 Entrevista com Rafahel Moura do Boraimbolá.
  • Entrevista com Rafael Terra, Diretor da Fabulosa Ideia. 29.12.2011 Entrevista com Rafael Terra, Diretor da Fabulosa Ideia.
  • Entrevista com a diretoria da Companhia Carris Porto-alegrense 20.10.2011 Entrevista com a diretoria da Companhia Carris Porto-alegrense
  • Entrevista com Luiz Carlos Zancanella, Diretor da Safeweb Ltda. 13.10.2011 Entrevista com Luiz Carlos Zancanella, Diretor da Safeweb Ltda.
  • Entrevista com Vinícius Pinheiro, Diretor Comercial da e-Core Desenvolvimento de Software. 06.10.2011 Entrevista com Vinícius Pinheiro, Diretor Comercial da e-Core Desenvolvimento de Software.

Comemoramos hoje - 01.07

  • Dia da vacina BCG
  • Dia da Comunidade Madeirense
  • Dia do Papa
  • Dia Nacional do Sesi
  • Dia Mundial da Arquitetura
  • Dia de Santa Ester
  • Dia do Anjo Lecabel
  • Dia da Instituição do Real como Unidade Monetária