Últimas notÃcias
Comentários
RSSMeu melhor amigo

Não sei muito bem o porquê de nós, os humanos, chamarmos os cachorros de melhores amigos do homem (o gênero humano e não o sexo), mas sei muito bem o que sei e sinto em relação aos cães. Temos amigos humanos, mas os caninos são, e sempre serão, os mais fiéis.
No sábado dia 16 de dezembro de 2017, há um ano atrás, perdi um dos melhores amigos que tive em toda minha vida. Meu fiel amigo canino, Lobo.
Um pastor alemão preto que foi um grande amigo e guardião de nossa casa.
Lobo, em seu cantinho preferido nos fundos de nossa casa.
O Lobo era grandão e brincalhão. Dava até um ar de “brabo”, como todo bom pastor, mas era um “anjo” de carinhoso.
Quando eu e minha esposa decidimos vir morar em Viamão, há uns 17 anos atrás, uma das resoluções que tivemos, foi de que cada um poderia ter seu próprio cãozinho. Tivemos alguns poucos, uns dois ou três, quando morávamos em apartamento, mas apartamento não é local é melhor lugar para cães. Não que eu seja contra, mas o ideal é ter um pátio para eles extravasarem sua energia.
Hoje só eu e minha esposa estamos aqui em Viamão, mas inicialmente éramos cinco. Assim, cinco cães vieram viver conosco.
O Lobo, um lindo e imponente pastor preto, a Mel, sua companheira, também pastora, mas na cor de mel. Com a Mel, o casal teve oito filhotes. Dois morreram ao nascer, os demais nós doamos para amigos que se inscreveram numa lista disputadíssima. Também vieram morar conosco a Winnie (presente de nosso mestre de obras para minha esposa), e o Sig, presente de uma amiga de minha enteada, a Aline. Então eram quatro, o Lobo, a Mel, a Winnie o Sig, os dois últimos "puríssimos" vira-latas. Depois, com o falecimento de minha tia, herdamos mais uma cachorrinha, a Tatá. Assim tínhamos cinco cães em casa. Dois morando em sua “suíte” no pátio, e os três pequenos dentro de casa.
Mas voltemos ao Lobo...
Todos sabem o que é perder um amigo, um parente, pai ou mãe. É muito doloroso. A gente vive com nossos familiares uma vida inteira de recordações, de momentos bons e ruins que convivemos, mas tudo é muito diferente do que acontece na nossa relação com nossos amigos caninos.
Com os amigos humanos nós brigamos, rompemos relações e até nunca mais nos vemos, por um ou outro motivo.
As brigas podem ser dolorosas e resultarem em rompimentos permanentes. Vejam o que ocorreu agora durante as últimas eleições; muitos experimentaram rompimentos de amizade (e até familiares), por uma grande bobagem: a política. Política e políticos não merecem essa valorização.
Família e amizades, valem muito, mas muito mais.
Já com nossos amigos cães tudo é diferente. Podemos até xinga-los e ficarmos muito brabos com eles, mas eles nunca, mas nunca mesmo, nos deixam. Sempre tentam nos acalmar, ficando ao nosso lado nos bons e maus momentos.
Há um ano atrás, e agora mesmo, enquanto mais uma vez escrevo essas palavras doloridas para mim, duas cachorrinhas estão aos meus pés, disputando minha atenção e carinho, ou até percebendo o retorno de minha tristeza, tentando me consolar. As duas, a Winnie e Tatá, nunca me deixam. Estão sempre comigo dentro de casa. Só sobem para o quarto para dormir, quando vou para o quarto. Já o Sig, está no escritório ao lado de minha esposa, ou aos seus pés, pedindo carinho, enquanto ela assiste alguma coisa na televisão.
Esses nossos melhores amigos nunca nos deixam, nunca nos abandonam. Ficam sempre ao nosso lado, seja em que situação for.
Perder meu amigo Lobo doeu e ainda dói muito, dói mesmo. Mas, da mesma maneira que elaboro a perda de parentes e amigos, tento lembrar dos momentos bons que tivemos em vida.
Nesse domingo à tarde, mais uma vez, comecei a olhar fotos e filmes do Lobo, da Mel, dos seus filhotes e dos demais membros de nossa numerosa família canina.
Boas lembranças que me fizeram chorar, sorrir e sentir tudo de bom que tivemos ao lado desse meu melhor amigo, o Lobo.
O Lobo morreu de velho. Foram quase quatorze anos de companheirismo e amizade.
Certa vez assisti um desenho animado sobre cães. O título eras “Todos os cães merecem o céu”.
Acredito que a “alma” do Lobo está correndo em algum lugar lá pelo céu.
Beijos meu querido e fiel amigo.
Opinião do internauta
Comentários anteriores
Datas anteriores:
Relacionados
- 18.12.2017
Meu melhor amigo
- 09.05.2014
Eu era contra
- 06.11.2014
Lembranças
- 11.08.2014
Não espirre
- 04.11.2013
Laika, heroÃna da humanidade
- 19.02.2013
Nossos melhores e verdadeiros amigos
- 21.01.2013
O cético e o lúcido
- 26.10.2012
Quer correr, vá para o autódromo
- 13.09.2012
Fique atento. Fique vivo.
- 16.10.2012
Terceira Guerra Mundial
- 08.05.2012
O Mapa da Violência
- 17.04.2012
Pitbull: culpa de quem?
- 19.11.2012
IncrÃvel transformação
- 05.11.2012
Irresponsabilidade recorrente
- 25.07.2011
Vida louca vida, vida breve...
- 03.11.2011
Laika, heroÃna da humanidade
- 05.10.2011
Mudando as estatÃsticas.
- 25.10.2011
Roleta Russa
- 29.07.2011
Para morrer, basta estar vivo
- 17.11.2010
Por que os bandidos matam?