Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de junho de 1945.

Segunda Guerra Mundial: Aliados bombardeiam Osaka, a segunda cidade do Japão, que fica arrasada

Um B-29 sobre Osaka em 1º de junho de 1945

As Forças Aliadas conduziram muitos ataques aéreos no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, causando vasta destruição às cidades do país e matando entre 241 mil e 900 mil pessoas. Durante os primeiros anos da Guerra do Pacífico, estes ataques se limitaram ao ataque Doolittle, em abril de 1942, e a ataques de pequena escala em posições militares nas Ilhas Curilas, em meados de 1943. Os bombardeios estratégicos no Japão começaram em junho de 1944 e continuaram até o fim da guerra, em agosto de 1945. Unidades táticas aliadas, tanto navais quanto aéreas com base em terra-firme, também atacaram o Japão durante 1945.

A campanha aérea empreendida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos contra o Japão começou de fato em meados de 1944 e foi intensificada em durante os últimos meses da guerra. Embora planos para ataques no Japão tenham sido preparados antes da Guerra do Pacífico, estes não puderam começar até que bombardeiro de longo alcance B-29 Superfortress estivesse pronto para combate. De junho de 1944 até janeiro de 1945, várias aeronaves B-29 posicionadas na Índia foram organizadas através de bases na China para realizar uma série de ataques no Japão, mas este esforço se mostrou malsucedido. A campanha de bombardeios estratégicos foi amplamente expandida a partir de novembro de 1944 quando bases nas Ilhas Marianas ficaram disponíveis como resultado da Campanha nas Ilhas Marianas. Estes ataques inicialmente almejavam instalações industriais, mas a partir de março de 1945 foram dirigidos de maneira geral contra áreas urbanas. Aeronaves decolando de porta-aviões Aliados e das Ilhas Ryūkyū também atingiam alvos no Japão com frequência em 1945, em preparação para a invasão planejada do Japão marcada para outubro de 1945. No início de agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram destruídas por bombas atômicas.

As forças armadas japonesas e a defesa civil foram incapazes de deter os ataques Aliados. O número de caças e armas de defesa antiaérea designados para tarefas defensivas nas ilhas domésticas foi inadequado, e a maioria destas aeronaves e armas tinham dificuldades para alcançar as altas altitudes nas quais os B-29 frequentemente operavam. Insuficiência de combustíveis, treinamento de pilotos inadequado e uma falta de coordenação entre unidades também restringiu a efetividade da força de caças. Apesar da vulnerabilidade das cidades japonesas aos bombardeios incendiários, os serviços de inibição de incêndios não possuíam treinamento e equipamento, e poucos abrigos antiaéreos foram construídos para os civis. Como resultado, os B-29 puderam infligir graves danos às áreas urbanas, sofrendo poucas perdas.

A campanha de bombardeios Aliada foi um dos principais fatores que influenciaram a decisão de rendição do governo japonês em meados de agosto de 1945. No entanto, houve um debate de longa duração sobre a moralidade dos ataques às cidades japonesas, e o uso de armas atômicas ainda é particularmente controverso. A estimativa de baixas provocadas pelos bombardeios mais frequentemente citada é 333 mil mortos e 473 mil feridos. Contudo, existem várias outras estimativas sobre total de fatalidades, que variam entre 241 mil e 900 mil. Além das vidas perdidas, os ataques causaram vastos danos às cidades japonesas e contribuíram para um amplo declínio na produção industrial. Em contraste, as baixas Aliadas foram pequenas.

Importância de Osaka

Osaka era a segunda maior cidade no Japão, com uma população de 3.252.340 em 1940.

Tradicionalmente, era a mais importante concentração industrial no Extremo Oriente. Osaka era um dos centros principais da indústria pesada, notável por seus trabalhos na construção naval, ferro, aço, material de rolamento, empresas de metais não ferrosos (cobre e alumínio).

Além disso, destacou-se por sua produção de hélices de aeronaves, lemes, munições, têxteis, aços especiais, fios, equipamentos elétricos, produtos químicos, instrumentos, ferramentas e máquinas, particularmente rolamentos.

Tornou-se também um centro de transporte, e ficou em terceiro lugar como um porto pois era o centro de um extenso sistema de ferrovias.

Ataques a Osaka

Osaka, durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu seu primeiro bombardeio desde a meia da noite do dia 26 de fevereiro de 1945, até a madrugada do dia seguinte.

Em 1º de junho de 1945, os B-29 despejaram mais 6.110 toneladas dos explosivos, destruindo as indústrias e anulando qualquer esforço dos japoneses.

Também houve bombardeios em 13 e 14 de março; 6, 7, 15, 26, de junho; 10 e 24 julho; e 14 de agosto, o último dia da guerra. Mais de 10 mil civis morreram nestes ataques em Osaka, no Japão.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Osaka, bombardeios






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.01

  • Aniversário de Carazinho, RS (1931)
  • Data Alusiva ao 1º Fórum Social Mundial - Porto Alegre
  • Dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil (1890)
  • Dia da Previdência Social
  • Dia de São Francisco de Sales
  • Dia Internacional da Educação
  • Dia Nacional do Aposentado