Últimas notícias
Hoje na história
RSSAssinado o Tratado de Tordesilhas, pelo qual se delimitava a parte de Portugal e Espanha nos descobrimentos marítimos realizados e a realizar
O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).
O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como "Cipango" e Antília. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela. O tratado foi ratificado por Castela a 2 de julho de 1494 e por Portugal a 5 de setembro de 1494.
Folha de rosto do Tratado de Tordesilhas (1494)
Algumas décadas mais tarde, na sequência da chamada "questão das Molucas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcação, a leste, o antimeridiano correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoça, a 22 de abril de 1529.
No contexto das Relações Internacionais, a sua assinatura ocorreu num momento de transição entre a hegemonia do Papado, poder até então universalista, e a afirmação do poder singular e secular dos monarcas nacionais - uma das muitas facetas da transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Para as negociações do Tratado e a sua assinatura, João II de Portugal (1477, 1481-1495) designou como embaixador a sua prima de Castela (filha de uma infanta portuguesa) a D. Rui de Sousa. Os originais de cada idioma encontram-se depositados no Arquivo General das Indias, na Espanha, e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal.
O Meridiano de Tordesilhas segundo diferentes geógrafos: Ferber (1495), Cantino (1502), Oviedo (1545), os peritos de Badajoz (1524), Ribeiro (1519), Pedro Nunes (1537), João Teixeira Albernaz, o velho (1631, 1642) e Costa Miranda (1688).
Os termos do tratado
O Tratado estabelecia a divisão das áreas de influência dos países ibéricos, cabendo a Portugal as terras "descobertas e por descobrir" situadas antes da linha imaginária que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde, e a Castela as terras que ficassem além dessa linha.
Como resultado das negociações, os termos do tratado foram ratificados por Castela a 2 de julho de 1494 e, por Portugal, a 5 de setembro do mesmo ano. Contrariando a bula anterior do Papa Alexandre VI, Inter Coetera (1493), que atribuía a Castela a posse das terras localizadas a partir de uma linha demarcada a 100 léguas de Cabo Verde, o novo tratado foi aprovado pelo Papa Júlio II em 1506.
Afirma Rodrigo Otávio em 1930 que o Tratado teria "um efeito antes moral do que prático". O meridiano foi fixado, mas persistiam as dificuldades de execução de sua demarcação. Os cosmógrafos divergiam sobre as dimensões da Terra, sobre o ponto de partida para a contagem das léguas e sobre a própria extensão das léguas, que diferia entre os reinos de Castela e de Portugal. Já se afirmou ainda que os castelhanos cederam porque esperavam, por meio de sua política de casamentos, estabelecer algum dia a união ibérica, incorporando Portugal. O que é mais provável é que os negociadores portugueses, na expressão de Frei Bartolomé de las Casas, tenham tido "mais perícia e mais experiência" do que os castelhanos.
Planisfério de Cantino (c. 1502), mostrando o meridiano de Tordesilhas e o resultado das viagens de Vasco da Gama à Índia, Colombo à América Central, Gaspar Corte-Real à Terra Nova e Pedro Álvares Cabral ao Brasil, (Biblioteca Estense, Modena).
Consequências do tratado
Em princípio, o tratado resolvia os conflitos que seguiram à descoberta do Novo Mundo por Cristóvão Colombo. Muito pouco se sabia das novas terras, que passaram a ser exploradas por Castela. De imediato, o tratado garantia a Portugal o domínio das águas do Atlântico Sul, essencial para a manobra náutica então conhecida como volta do mar, empregada para evitar as correntes marítimas que empurravam para o norte as embarcações que navegassem junto à costa sudoeste africana, e permitindo a ultrapassagem do cabo da Boa Esperança. Nos anos que se seguiram Portugal prosseguiu no seu projeto de alcançar a Índia, o que foi finalmente alcançado pela frota de Vasco da Gama, na sua primeira viagem de 1497-1499.
Com a expedição de Pedro Álvares Cabral à Índia, a costa do Brasil foi atingida (22 de abril de 1500) pelos Portugueses, o que séculos mais tarde viria a abrir uma polêmica historiográfica acerca do "acaso" ou da "intencionalidade" da descoberta. Observe-se que uma das testemunhas que assinaram o Tratado de Tordesilhas, por Portugal, foi Duarte Pacheco Pereira, um dos nomes ligados a um suposto descobrimento a exploração americana (o ouro castelhano e o pau-brasil português), outras potências marítimas europeias (França, Inglaterra, Países Baixos) passaram a questionar a exclusividade da partilha do mundo entre as nações ibéricas. Esse questionamento foi muito apropriadamente expresso por Francisco I da França, que ironicamente pediu para ver a cláusula no testamento de Adão e Eva que legitimava essa divisão de terras.
Por essa razão, desde cedo apareceram na costa do Brasil embarcações que promoviam o comércio clandestino, estabelecendo contato com os indígenas e aliando-se a eles contra os portugueses. Floresceram corsários, a pirataria e o contrabando, pois os armadores de Honfleur, Rouen e La Rochelle, em busca de pau-brasil fundavam feitorias e saqueavam naus. O mais célebre foi um armador de Dieppe, Jean Ango ou Angot.
Posteriormente, durante a Dinastia Filipina (União Ibérica), os portugueses se expandiram de tal forma na América do Sul que, em 1680, visando o comércio com a bacia do rio da Prata e a região andina, fundaram um estabelecimento à margem esquerda do Prata, em frente a Buenos Aires: a Colônia do Sacramento. A fixação portuguesa em território oficialmente espanhol gerou um longo período de conflitos armados, conduzindo à negociação do Tratado de Madrid (1750).
A União Ibérica não foi o motivo da expansão portuguesa ao interior do continente, mas ao Tratado de Saragoça que moveu a linha de Tordesilhas nos dois extremos. Com isto os irmãos Pero Lopes de Souza e Martim Afonso de Souza foram armados pelo rei de Portugal e enviados em uma expedição para demarcarem a nova fronteira conforme o novo Tratado.
Em 12 de dezembro de 1531 Pero Lopes demarcou com duas pedras padrão gravados com a Ordem Militar de Cristo às margens do rio Paraná diante de Ibicuí, nas proximidades de Ibicuí a 33°45'. Pero Lopes não chegou ao limite estabelecido por motivos de segurança, pois havia sinais de fumaça nas imediações do rio e todos a bordo temiam um ataque semelhante ao sofrido por Juan Dias de Solis que juntamente com sua tripulação foram dizimados pelos Charruas. A demarcação de Pero Lopes tornou o rio Paraná como a fronteira entre Espanha e Portugal.
A "questão das Molucas"
Inicialmente o meridiano de Tordesilhas não contornava o globo terrestre. Assim, Castela e Portugal podiam conquistar quaisquer novas terras que fossem os primeiros europeus a descobrir: Castela para Oeste do meridiano de Tordesilhas e Portugal para Leste desta linha, mesmo encontrando-se no outro lado do globo. Mas a descoberta pelos portugueses em 1512 das valiosas "ilhas das Especiarias", as Molucas desencadeou a contestação espanhola, argumentando que o Tratado de Tordesilhas dividia o mundo em dois hemisférios equivalentes.
Em 1520, as ilhas Molucas, valorizadas como o "berço de todas as especiarias", foram visitadas por Fernão de Magalhães, navegador português ao serviço da Coroa de Castela. Concluída essa que foi a primeira viagem de circum-navegação (1519-1521), uma nova disputa entre as nações ibéricas se estabeleceu, envolvendo a demarcação do meridiano pelo outro lado do planeta e a posse das ilhas Molucas (atual Indonésia). Alegando que se encontravam na sua zona de demarcação conforme o meridiano de Tordesilhas, os espanhóis ocuparam militarmente as ilhas, abrindo quase uma década de escaramuças pela sua posse com a Coroa Portuguesa.
João III de Portugal e Carlos I da Espanha (1516-1555) acordaram então não enviar mais ninguém buscar cravo ou outras especiarias às Molucas enquanto não se esclarecesse em que hemisfério elas se encontravam.
Para a realização dos cálculos da posição, cada Coroa nomeou três astrônomos, três pilotos e três matemáticos, que se reuniram entre Badajoz e Elvas. Estes profissionais, entretanto, não chegaram a acordo, uma vez que, devido à insuficiência dos meios da época no tocante ao cálculo da longitude, cada grupo atribuía as ilhas aos respectivos soberanos.
O Tratado de Tordesilhas serviu como base para as negociações da Junta de Badajoz-Elvas (1524), quando Portugal e Espanha negociaram sobre as Molucas e as Filipinas, originalmente situadas na órbita portuguesa, consideradas castelhanas, em troca das pretensões portuguesas sobre a bacia do rio da Prata, no Brasil.
Para solucionar esta nova disputa, celebrou-se o Tratado de Saragoça a 22 de abril de 1529. Este definiu a continuação do meridiano de Tordesilhas no hemisfério oposto, a 297,5 léguas do leste das ilhas Molucas, cedidas pela Espanha mediante o pagamento, por Portugal, de 350.000 ducados de ouro. Ressalvava-se que em todo o seu tempo se o imperador ou sucessores quisessem restituir aquela avultada quantia, ficaria desfeita a venda e cada um "ficará com o direito e a ação que agora tem".
Tal nunca sucedeu, entre outras razões, porque o imperador necessitava do dinheiro português para financiar a luta contra Francisco I da França e a Liga de Cognac, que o suportava.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
15/07/2018 - A França sagra-se bicampeão mundial de futebol na Copa da Rússia em 2018 vencendo a Croácia por 4 X 2 -
25/10/2016 - Morre aos 72 anos, o capitão do TRI no México, Carlos Alberto Torres -
21/08/2016 - Acontece a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 na cidade do Rio de Janeiro no Brasil -
20/08/2016 - A Seleção Brasileira de Futebol ganha o inédito Ouro Olímpico vencendo a final contra a Alemanha no Maracanã nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 -
05/08/2016 - Acontece a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 na cidade do Rio de Janeiro no Brasil -
03/08/2016 - Tem início os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 na cidade do Rio de Janeiro no Brasil com o torneio feminino de futebol num jogo entre Suécia e África do Sul -
23/06/2016 - Brexit: 51,8% dos eleitores britânicos votam pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE). -
11/06/2015 - Começa a Copa América, no Chile. A equipe anfitriã sagra-se campeã. -
03/12/2013 - Para escapar da cassação, José Genoino (PT) renuncia ao mandato de deputado federal -
27/11/2013 - Morre aos 88 anos, Nílton Santos, o bicampeão mundial eleito pela FIFA como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos -
25/08/2013 - Morre Gylmar dos Santos Neves, goleiro bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira de Futebol em 1958 e 1962. -
24/08/2013 - Morre Nílton de Sordi, lateral-direito campeão do mundo pela Seleção Brasileira de Futebol em 1958. -
23/07/2013 - Morre Djalma Santos eleito pela FIFA como o maior lateral-direito de todos os tempos -
29/09/2012 - Morre Hebe Camargo, a rainha da televisão brasileira -
03/10/2010 - O Brasil vai às urnas -
18/08/2010 - O Sport Club Internacional sagra-se pela segunda vez como campeão da Copa Libertadores da América -
11/02/2010 - José Roberto Arruda, então governador do Distrito Federal (Brasil), é preso em pleno exercício do mandato sob acusações de corrupção -
28/06/2009 - A Seleção Brasileira conquista na África do Sul a "Copa das Confederações" -
04/10/2007 - Criação do Estado de Mato Grosso do Sul -
15/07/2007 - Brasil "leva" mais uma Copa América dos argentinos, 3 X 0 -
22/05/2007 - Risco país fecha no menor nível da história -
22/10/2006 - Depois de 13 anos, Felipe Massa volta a dar a vitória em um Grande Prêmio do Brasil na Fórmula 1 a um piloto brasileiro -
16/08/2006 - O Sport Club Internacional ganha a Taça Libertadores da América, empatando com o São Paulo Futebol Clube por 2 a 2 -
24/01/2004 - Morre Leônidas da Silva, jogador de futebol brasileiro -
01/02/2003 - Entra em vigor o Tratado de Nice, que abriu a via para a reforma institucional necessária ao alargamento da União Europeia aos países candidatos do Leste e do Sul da Europa -
29/01/2002 - Entra no ar a primeira edição do programa Big Brother Brasil -
16/07/2001 - China e Rússia assinam tratado de amizade -
26/02/2001 - Assinado o Tratado de Nice, que abriu a via para a reforma institucional necessária ao alargamento da União Europeia aos países candidatos do Leste e do Sul da Europa -
08/08/2000 - Nos Estados Unidos o submarino confederado HL Hunley é resgatado após 136 anos no fundo do mar. -
31/12/1999 - Tratados Torrijos-Carter: os Estados Unidos transferem para o Panamá o controle do Canal do Panamá e de todas as áreas do que fora até então a "Zona do Canal" -
30/04/1999 - O Camboja junta-se a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) -
01/03/1999 - Passa a vigorar o “Tratado de Ottawa” que proíbe a fabricação e o uso de minas terrestres. Infelizmente, Estados Unidos, Cuba, Rússia, Índia e China não firmaram o acordo -
24/01/1999 - O filme Central do Brasil, de Walter Salles, ganha o troféu Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro -
02/05/1998 - Após conturbada sessão noturna em Bruxelas, ficou decidida a criação do euro, uma moeda conjunta para a União Europeia -
22/02/1998 - O filme brasileiro 'Central do Brasil' é premiado no Festival de Berlim -
22/01/1998 - Começou a vigorar o novo Código de Trânsito Brasileiro, que prevê punições mais severas para as infrações de trânsito -
29/06/1997 - Seleção brasileira conquista, pela quinta vez, a Copa América -
17/04/1997 - Marcha dos Sem Terra chega à Brasília -
10/09/1996 - ONU aprova o Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares por 153 votos a favor, três contra e cinco abstenções -
14/12/1995 - Em Paris, líderes da antiga Iugoslávia assinam um tratado de paz para a Bósnia -
15/05/1995 - China quebra tratado de Não-Proliferação Nuclear -
10/08/1994 - O Satélite “Brasilsat B1” entra em órbita -
08/08/1994 - Israel e Jordânia inauguraram a primeira passagem aberta entre os dois países -
22/11/1993 - O Senado do México aprova o “North American Free Trade Agreement” (NAFTA) -
20/05/1993 - Parlamento britânico ratifica Tratado de Maastricht -
18/05/1993 - O povo dinamarquês vota em um referendo a favor do Tratado de Maastrich -
04/10/1992 - Termina uma guerra civil de 16 anos em Moçambique, travada entre o governo do país e a Resistência Nacional Moçambicana. Assinado em Roma o Acordo Geral de Paz, entre o governo de Moçambique e a RENAMO, que pôs fim ao conflito -
02/07/1992 - Os eleitores da Dinamarca rejeitam o Tratado Maastricht da Comunidade Européia com a menor das margens. Os resultados surpreendem a Comunidade Européia -
09/02/1992 - O Brasil adere à “Convenção de Berna” relativa à protecção das obras literárias e artísticas -
07/02/1992 - Os ministros da Comunidade Européia assinam formalmente o 'Tratado de Maastricht' que institui a União Européia -
31/07/1991 - Mikhail Gorbatchov e George Bush, assinam em Moscou o acordo “Start” -
26/03/1991 - Assinatura do Tratado de Assunção criando o Mercosul -
24/03/1991 - Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 -
15/03/1991 - Reunificação da Alemanha: 'Tratado Dois-Mais- Quatro', celebrado em Moscou permitiu a reunificação da Alemanha naquele mesmo ano, em 3 de outubro -
09/11/1990 - O presidente soviético Mikhail Gorbachev assina um tratado de não-agressão com a Alemanha -
12/09/1990 - A Alemanha reunificada formalmente recupera plenamente a sua soberania, nos termos do 'Tratado Dois-Mais-Quatro', com as quatro forças de ocupação do pós-guerra (França, Reino Unido, Estados Unidos da Am& -
31/08/1990 - A Alemanha Ocidental e a Oriental firmam o Tratado de Unificação, marcada para 3 de outubro do mesmo ano -
12/07/1990 - O jornalista João Saldanha morre em Roma durante cobertura da Copa do Mundo -
30/04/1986 - Criação do seguro-desemprego no Brasil -
24/03/1986 - Morre Maurício Sirotsky Sobrinho, radialista e jornalista brasileiro -
17/02/1986 - União Europeia: assinatura do “Ato Único Europeu” -
17/09/1985 - No Brasil, ocorre o primeiro grande apagão de sua história. -
12/03/1985 - O “Tratado Gutiérrez-Terán” estabelece os limites de direito marítimo quanto ao conceito de mar patrimonial ou zona econômica exclusiva entre Costa Rica e Equador -
20/02/1985 - É lançada a comédia britânica 'Brazil' -
08/02/1985 - Lançado o primeiro satélite de propriedade brasileira: o “Brasilsat A1” -
05/04/1982 - É proibida a exibição do filme “Pra Frente Brasil" -
12/09/1981 - O presidente Figueiredo inaugura em Brasília o Memorial JK, uma homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, fundador da cidade -
30/07/1980 - Israel anexa Jerusalém Oriental -
16/03/1978 - O Senado dos Estados Unidos da América ratifica o “Tratado de Neutralidade”. Nesse tratado, os Estados Unidos mantêm o direito permanente de defender o canal do Panamá de qualquer ameaça que possa interferir com seu serviço neutro continental a navios de -
07/09/1977 - Assinado o Tratado Torrijos-Carter que devolviam ao Panamá o controle do Canal do Panamá -
04/08/1977 - Raquel de Queiroz torna-se a primeira mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras -
22/09/1976 - Nasce Ronaldo Nazário ou simplesmente Ronaldo, jogador de futebol brasileiro -
22/08/1976 - Ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, morre em acidente automobilístico na Via Dutra. O acidente foi considerado suspeito -
24/04/1976 - Geisel obtém empréstimo para o Brasil -
21/04/1975 - Morre Ranieri Mazzilli, Presidente do Brasil -
16/04/1973 - Governo brasileiro determina que revistas terão que se submeter à censura -
27/01/1973 - Um cessar-fogo é assinado em Paris, encerrando assim o envolvimento militar dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã -
14/01/1973 - O time de futebol americano, os “Miami Dolphins” é o primeiro a vencer um campeonato nacional sem ter sofrido qualquer derrota -
03/06/1972 - Entram em vigor os “Tratados do Leste” assinados entre a Alemanha Ocidental, União Soviética e a Polônia, proibindo a alteração de fronteiras nacionais na Europa. -
27/04/1972 - Assinado Tratado proibidno as armas químicas e biológicas -
12/08/1970 - Acordo de Moscou reconhece duas Alemanhas -
23/08/1968 - Morre Vicente Celestino, um dos mais importantes cantores brasileiros do século XX -
01/07/1968 - Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e outras 58 nações assinam o Tratado sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) -
08/08/1967 - Ministros da Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia assinaram a criação da Associação do Sudeste Asiático -
27/01/1967 - Assinado o Tratado sobre Princípios Reguladores das Atividades dos Estados na Exploração e Uso do Espaço Cósmico conhecido como “Tratado do Espacial” -
27/03/1965 - Inaugurada a Ponte Internacional da Amizade ligando a cidade de Foz do Iguaçu, Brasil e Ciudad del Este, Paraguai, passando sobre o rio Paraná -
05/08/1963 - Os Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética assinam um tratado em Moscou banindo os testes nucleares na atmosfera, espaço e água -
22/01/1963 - O chanceler federal alemão Konrad Adenauer e o presidente francês Charles de Gaulle assinaram, em Paris, o tratado da amizade franco-alemã. -
29/11/1961 - Criação do Parque Nacional de Brasília -
01/11/1960 - O tratado da primeira organização de integração econômica da Europa, a Benelux, entra em vigor -
03/02/1959 - 'O dia em que a música morreu': Queda de avião mata Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P. Richardson -
04/08/1957 - Morre Washington Luís, presidente do Brasil -
25/03/1957 - Assinados os “Tratados de Roma”, sendo criada a Comunidade Econômica Européia (CEE) e da Comunidade Européia de Energia Atômica (Euratom) -
26/01/1957 - Morre José Linhares, ex-presidente brasileiro -
02/08/1956 - Morre Albert Woolson, de 109 anos, último sobrevivente do exército da União na guerra de Secessão -
20/03/1956 - Retração da presença européia no continente africano. A Tunísia obtém independência da França -
27/07/1955 - Segunda Guerra Mundial: A Áustria recupera sua soberania após 17 anos ocupada por tropas internacionais -
04/04/1955 - JK propõe mudança da capital do Brasil -
24/02/1955 - Por iniciativa dos Estados Unidos, foi criada a Organização do Tratado do Oriente Médio, o “Pacto de Bagdá”, com a participação da Grã-Bretanha, França, Turquia, Irã, Paquist&atild -
02/04/1954 - Jawaharlal Nehru, Primeiro-Ministro da Índia, é o primeiro a propor um acordo de parada ("standstill agreement") nos testes nucleares -
11/01/1954 - Estados Unidos e União Soviética iniciam conversações para estabelecer um tratado de proibição do uso de armas atômicas -
28/04/1952 - Assinado o Tratado de Taipei entre o Japão e Taiwan para encerrar oficialmente a Segunda Guerra Sino-Japonesa. -
28/04/1952 - Segunda Guerra Mundial: o 'Tratado de São Francisco' ou 'Tratado de paz com o Japão' entra em vigor -
08/09/1951 - O 'Tratado de São Francisco' ou 'Tratado de paz com o Japão' é assinado -
16/06/1950 - Inaugurado no Rio de Janeiro o estádio do Maracanã, na época, o maior estádio de futebol do mundo -
17/03/1948 - A Grã-Bretanha, a França e o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) assinam o 'Tratado de Bruxelas', uma aliança militar por 50 anos com o objetivo de criar uma defesa comum em caso de ataque -
17/02/1947 - A rádio 'Voice of America' (Voz da América) inicia as suas emissões para a União Soviética -
14/07/1946 - Os Estados Unidos apresentam o “Plano Baruch” para o controle internacional de energia atômica -
15/05/1945 - É fundado o Partido Trabalhista Brasileiro -
17/07/1944 - Nasce Carlos Alberto Torres, futebolista, treinador e comentarista esportivo brasileiro, o capitão o TR no México -
16/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Chegam a Nápoles, no sul da Itália, oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) -
12/08/1943 - É aprovado pela Academia Brasileira de Letras o Formulário Ortográfico de 1943, principal documento que regulou a grafia do português no Brasil até 31 de dezembro de 2008. -
09/08/1943 - É criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais -
28/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt participam da Conferência de Natal, onde ocorrem as primeiras tratativas que resultarão na criação da Força Expedicionária Brasileira. -
22/08/1942 - Após um submarino alemão afundar navios brasileiros, o Brasil declara guerra à Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra Mundial -
24/02/1942 - A rádio 'Voice of America' (Voz da América) inicia as suas transmissões -
13/02/1942 - Morre Epitácio Pessoa, 13° presidente do Brasil -
25/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: A Croácia adere ao Pacto Anti-Komintern. A Dinamarca é forçada a assiná-lo -
01/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: a Bulgária adere ao Pacto Tripartite e se junta às forças do Eixo, pouco antes de ser invadida pelas forças nazistas -
11/07/1940 - Primeiro concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, regida por Eugen Szenkar. -
10/11/1937 - Getúlio Vargas dissolve a Ação Integralista Brasileira -
25/11/1936 - Alemanha e Japão firmam o Pacto Anti-Komintern -
19/09/1936 - Nasce Martha Rocha, Miss Brasil, modelo e cantora brasileira -
07/03/1936 - Segunda Guerra Mundial: violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha nazista reocupa a Renânia, região situada na fronteira com a França e com os Países-Baixos -
22/07/1935 - Vai ao ar “A Hora do Brasil”, programa oficial de rádio hoje conhecido como “A Voz do Brasil” -
26/01/1934 - Assinado o Pacto de Não Agressão Alemão-Polonês. -
07/10/1932 - Plínio Salgado, fã incondicional do primeiro-ministro italiano fascista Benito Mussolini, lança oficialmente a Ação Integralista Brasileira -
14/02/1931 - Nasce Nílton de Sordi, lateral-direito campeão do mundo pela Seleção Brasileira de Futebol em 1958. -
08/03/1929 - Nasce Hebe Camargo, apresentadora de televisão e cantora, a "Estrela número 1 do Brasil" -
27/02/1929 - Nasce Dejalma dos Santos, mais conhecido como o jogador Djalma Santos, eleito pela FIFA como o maior lateral-direito de todos os tempos -
11/02/1929 - Independência do Vaticano, segundo os tratados de Latrão -
20/05/1927 - A Grã-Bretanha reconhece independência da Arábia Saudita -
16/05/1925 - Nasce no Rio de Janeiro, Nílton Santos, bicampeão mundial eleito pela FIFA como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos -
09/02/1925 - É apresentado na Alemanha o 'Pacto de Segurança de Stresemann', que fazia concessões territoriais à França e à Bélgica -
24/07/1923 - Assinado na Suíça o “Tratado de Lausanne”, estabelecendo as fronteiras da atual Turquia -
07/09/1922 - Primeira transmissão de rádio no Brasil, com discurso do presidente Epitácio Pessoa -
06/09/1922 - Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada -
28/08/1922 - Morre Gastão de Orleans, Conde d'Eu -
24/06/1922 - Nacionalistas alemães assassinam o ministro alemão das relações internacionais Walther Rathenau -
16/04/1922 - Assinado o Tratado de Rapallo de 1922, um pacto entre a Alemanha (República de Weimar) e a Rússia Soviética -
15/11/1920 - A Liga das Nações se reúne pela primeira vez: 41 países abrem a sua primeira sessão em Genebra -
10/01/1920 - A Liga das Nações é estabelecida quando o Tratado de Versalhes entra em efeito -
28/06/1919 - Alemanha é forçada a assinar o Tratado de Versalhes -
04/05/1919 - Primeira Guerra Mundial: Estudantes universitários chineses protestam contra o Tratado de Versalhes, que concedia antigos territórios alemães na região aos japoneses -
18/01/1919 - É iniciada a Conferência de Paz de Paris que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial -
30/10/1918 - Primeira Guerra Mundial: o Império Otomano assina o Armistício de Mudros com os Aliados. -
03/03/1918 - Rússia, Áustria e Alemanha assinam o Tratado de Brest-Litovski, que marca a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial e abre caminho para a independência da Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia -
01/03/1918 - Rodrigues Alves vence pela segunda vez a eleição presidencial do País, mas, vem a morrer no ano seguinte, antes de ter tomado posse -
15/07/1916 - Tratado Muñoz-Veracruz-Suárez, que fixa definitivamente os limites entre o Equador e a Colômbia -
16/05/1916 - Assinado o Acordo Sykes-Picot, um ajuste secreto entre os governos do Reino Unido e da França que definiu as suas respectivas esferas de influência no Oriente Médio, considerando-se a hipótese de derrota do Império Otomano na Primeira Guerra -
06/09/1913 - Nasce Leônidas da Silva, jogador de futebol brasileiro -
10/08/1913 - O Tratado de Bucareste é assinado entre Bulgária e os aliados Bálcãs Grécia, Sérvia, Montenegro e Romênia, encerrando a segunda guerra balcânica -
30/03/1912 - O Sultão de Marrocos assina o “Tratado de Fez” concedendo à França o protetorado sobre o seu país -
06/01/1912 - Novo México torna-se o 47º estado norte-americano -
26/11/1910 - Acaba a Revolta da Chibata: marinheiros entregam a esquadra -
22/11/1910 - Irrompe a Revolta da Chibata -
01/03/1910 - Marechal Hermes da Fonseca é eleito presidente, vencendo Rui Barbosa, por 403 mil a 223 mil votos -
07/04/1908 - Nasce a ABI – Associação Brasileira de Imprensa -
15/12/1907 - Nasce Oscar Niemeyer, arquiteto considerado um dos maiores expoentes do movimento moderno da América Latina -
17/11/1905 - A Coréia é declarada um protetorado japonês -
26/10/1905 - Suécia e Noruega assinam um Tratado de Separação e Oscar II abdica o reinado da Noruega -
05/09/1905 - Através da mediação do presidente norte-americano Theodore Roosevelt, o Tratado de Portsmouth é assinado, dando fim à guerra entre Rússia e Japão -
08/04/1904 - A França e o Reino Unido assinam a 'Entente Cordiale' -
22/02/1903 - Morre Victor Meirelles, pintor brasileiro autor de obras famosas como “A Primeira Missa no Brasil” e “Batalha de Guararapes“ -
23/01/1903 - Proposta a construção do Canal do Panamá -
12/09/1902 - Nasce Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil -
01/03/1902 - Rodrigues Alves vence as eleições presidenciais do Brasil, sucedendo a Campos Salles -
01/03/1898 - Campos Salles, candidato único, é eleito Presidente da República -
20/07/1897 - Fundação da Academia Brasileira de Letras, primeira deste tipo criada na América do Sul -
04/01/1896 - Utah torna-se o 45º estado norte-americano -
17/04/1895 - Primeira Guerra Sino-japonesa: Tratado de Shimonoseki encerra o conflito e sela disputa entre Japão e China pela península coreana -
12/09/1894 - Nasce Vicente Celestino, cantor brasileiro -
01/03/1894 - Na primeira eleição direta para presidente do Brasil, o País elege Prudente de Morais -
23/08/1892 - Morre o Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República brasileira -
09/04/1891 - Rodolfo Dantas funda o JB - Jornal do Brasil -
25/01/1890 - Assinado o 'Tratado de Montevidéu', que solucionou a 'Questão de Palmas' entre o Brasil e a Argentina -
19/09/1881 - O presidente norte-americano James A. Garfield é assassinado. É o terceiro mandatário americano que morre de forma violenta -
12/05/1881 - A Tunísia tornava-se protetorado francês -
07/10/1879 - Alemanha e Áustria-Hungria assinam o "Duplo Pacto" e criam a Dupla Aliança -
13/07/1878 - O Tratado de Berlim torna a Romênia, Sérvia e Montenegro, independentes, concedendo autonomia à Bulgária -
28/02/1873 - Morre Joaquim Caetano, diplomata e professor brasileiro, patrono da Academia Brasileira de Letras -
09/01/1872 - Guerra do Paraguai: assinado Tratado de Paz entre Brasil e Paraguai -
10/05/1871 - Firmado o Tratado de Frankfurt entre a França e a Alemanha, ao término da guerra Franco-prussiana. Como reparação de guerra, a França abdicou da Alsácia e foi forçada a pagar uma alta soma em dinheiro. -
27/01/1871 - Questão Romana: o Senado italiano votou a transferência da capital de Florença para Roma com 94 votos favoráveis e 39 contrários -
06/07/1870 - Luís Filipe Maria Fernando Gastão, o conde d'Eu, é nomeado conselheiro de Estado -
29/04/1870 - Ao retornar ao Brasil, Luís Filipe Maria Fernando Gastão, o conde d'Eu, é recebido como herói e com grande manifestação popular, além de ter sido nomeado conselheiro de Estado em 6 de julho do mesmo ano -
26/10/1869 - Nasce Washington Luís, presidente do Brasil -
22/03/1869 - Após o marquês de Caxias ter-se demitido da função, Luís Filipe Maria Fernando Gastão, o conde d'Eu, é nomeado comandante-em-chefe do Exército brasileiro na Guerra do Paraguai, o que reanimou a opinião públ -
03/11/1867 - Tropas de Giuseppe Garibaldi são derrotadas pelas de Napoleão III, durante outra tentativa de livrar o território dos Estados Pontifícios da autoridade do Papa -
23/10/1867 - Questão Romana: falha tentativa de insurreição em Roma em favor da unificação da Itália -
13/10/1867 - Estrada de Ferro Central do Brasil chega a Entre Rios (hoje Três Rios) no entroncamento com a Estrada de Rodagem União e Indústria -
01/07/1867 - O Canadá obtém independência política -
29/03/1867 - A Rainha Vitória assina os “Atos da América do Norte Britânica” que criam o Domínio do Canadá em 1º de julho -
03/10/1866 - Guerra Austro-Prussiana: Selada a Paz de Viena, entre a Itália e a Áustria. O acordo prescrevia que a Áustria desistisse da sua influência sobre o norte italiano, e entregasse a região do Vêneto à Itália. -
19/11/1865 - Luís Filipe Maria Fernando Gastão, o conde d'Eu, é nomeado comandante geral da artilharia e presidente da Comissão de Melhoramentos do Exército brasileiro. -
23/05/1865 - Nasce Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, futuro presidente do Brasil -
15/04/1865 - Morre Abraham Lincoln, presidente norte-americano, após ser baleado em 14/05/1865 -
14/04/1865 - John Wilkes Booth, um ator sulista, atira na cabeça de Abraham Lincoln -
30/11/1864 - Guerra Civil Americana: na Batalha de Franklin, John Hood foi derrotado pelo general nortista John Schofield -
15/10/1864 - No Rio de Janeiro a princesa Isabel se casa com Luís Gastão de Orléans, o conde d'Eu -
22/08/1864 - Doze nações assinam a Convenção de Genebra, que estabelece regras para o tratamento de feridos e proteção para equipe médica em período de guerra, e definem como seu símbolo uma cruz vermelha -
20/07/1864 - Guerra Civil Americana: Batalha de Peachtree Creek -
23/11/1863 - Guerra Civil Americana: tropas nortistas comandadas por General Grant enfrentaram as tropas de Bragg na Batalha de Chattanooga -
19/11/1863 - Abraham Lincoln, então presidente dos Estados Unidos da América, profere o famoso ‘Discurso de Gettysburg’ -
19/11/1863 - O presidente americano Abraham Lincoln dedicou a Gettysburg Adress em uma homenagem à todos os soldados americanos mortos na Batalha de Gettysburg -
01/07/1863 - Começa a “Batalha de Gettysburg”, virada dos rumos na Guerra Civil Americana -
01/01/1863 - Os Estados Unidos da América abolem a escravidão -
17/09/1862 - Guerra Civil Americana: Acontece a Batalha de Antietam -
06/02/1862 - Guerra Civil Americana: tomada do Fort Henry pelo general Grant -
21/07/1861 - Acontece a Primeira Batalha de Bull Run, a primeira grande batalha da Guerra Civil Americana. -
20/07/1861 - Primeira grande batalha da Guerra da Secessão norte-americana, junto ao arroio Bull Rum, no Estado da Virgínia -
12/04/1861 - Inicia a Guerra da Secessão entre os Estados do Norte e do Sul, nos Estados Unidos -
11/01/1861 - Guerra civil americana: O Alabama separa-se da União -
10/01/1861 - Guerra Civil Americana: a Flórida anunciou oficialmente sua secessão da União, logo juntando-se à Confederação -
26/06/1858 - China e Grã-Bretanha assinam o Tratado de Tianjin, trazendo um fim temporário à Segunda Guerra do Ópio -
30/12/1853 - Os Estados Unidos compram mais de 100.000 quilômetros quadrados de terra do México, num acordo chamado de 'Compra de Gadsden' -
29/12/1845 - O Texas torna-se o 28º estado norte-americano -
01/05/1842 - A Câmara Federal Brasileira é dissolvida por decreto pela primeira vez -
28/04/1842 - Nasce Gastão de Orleans, Conde d'Eu -
19/04/1839 - A Bélgica torna-se num reino através do Tratado de Londres -
06/04/1838 - Morre José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos idealizadores da independência do Brasil -
18/08/1832 - Nasce em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, Victor Meirelles de Lima, pintor brasileiro autor de obras famosas como “A Primeira Missa no Brasil” e “Batalha de Guararapes“ -
16/02/1832 - Charles Darwin em sua volta pelo mundo a bordo do HMS Beagle visita os Penedos de São Pedro e São Paulo -
13/04/1831 - Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro -
17/12/1830 - Morre Simón Bolívar, militar venezuelano que liderou a revolução que culminou com a independência de vários países da América do Sul -
27/08/1828 - Guerra da Cisplatina: sob forte pressão britânica, é assinado no Rio de Janeiro o tratado de paz entre o Brasil e as Províncias Unidas que põe fim ao conflito -
05/08/1827 - Nascimento do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República brasileira -
28/12/1826 - O Iowa torna-se o 26º estado norte-americano -
10/03/1826 - Morre Dom João VI, Rei de Portugal -
10/12/1825 - Guerra da Cisplatina: Brasil declara guerra à Argentina -
25/08/1825 - O Uruguai se proclama independente do Império do Brasil. -
02/12/1823 - James Monroe, presidente americano, introduz a Doutrina Monroe, que condena a intervenção européia no continente Americano -
13/03/1823 - Ocorre a Batalha do Jenipapo, a única batalha sangrenta pela Independência do Brasil -
12/10/1822 - D. Pedro I é aclamado imperador em uma cerimônia no Campo da Santana, no Rio de Janeiro -
07/09/1822 - Dom Pedro proclama a Independência do Brasil. O regente é aclamado imperador com o título de Dom Pedro I -
13/08/1822 - Dom Pedro I do Brasil nomeia Dona Leopoldina chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil. -
19/02/1822 - Morre Joana Angélica de Jesus, religiosa mártir da independência do Brasil -
09/01/1822 - Dom Pedro I se recusa a voltar para Portugal no dia que ficou conhecido como o 'Dia do Fico' -
01/10/1814 - Início do Congresso de Viena -
14/01/1814 - Assinado o Tratado de Kiel -
02/09/1810 - Nasce Joaquim Caetano, diplomata e professor brasileiro, patrono da Academia Brasileira de Letras -
12/09/1809 - Nasce Abraham Lincoln, futuro presidente dos Estados Unidos da América -
29/11/1807 - A Família Real portuguesa foge para o Brasil, enquanto a população de Lisboa assistia atônita a toda essa movimentação -
27/11/1807 - A família real portuguesa inicia sua fuga para o Brasil na seqüência da invasão de Portugal por tropas napoleônicas -
27/10/1807 - Guerra Peninsular: Napoleão assina o Tratado de Fontainebleau com a Espanha -
07/07/1807 - Napoleão Bonaparte e o czar da Rússia, Alexandre I, firmam uma aliança no Tratado de Tilsit -
25/03/1802 - A Paz de Amiens é assinada como um "Tratado de Paz Definitivo" entre a França e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda -
06/01/1802 - Em sua expedição científica pelas Américas, Alexander von Humboldt chega a Quito -
12/10/1798 - Nasce o futuro Imperador Pedro I do Brasil, Pedro IV de Portugal -
02/01/1788 - A Geórgia se torna o quarto estado norte-americano -
17/09/1787 - Aprovada a primeira constituição dos Estados Unidos. É assinada por 38 delegados na cidade de Filadélfia, no estado da Pensilvânia -
03/09/1783 - Um tratado de paz é assinado entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, encerrando a Guerra de Independência norte-americana -
24/07/1783 - Nasce Simón Bolívar, líder político sul-americano -
19/10/1781 - Revolução Americana de 1776: o exército britânico, sob o comando de Lord Cornwallis, rendeu-se em Yorktown para as forças rebeldes americanas lideradas por George Washington -
17/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne rende-se formalmente, momento reconhecido em que o conflito começou a virar a favor dos Estados Unidos -
07/10/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne é derrotado na Batalha de Bemis Heights, onde boa parte do exército inglês é capturado -
19/09/1777 - Revolução Americana de 1776: Batalhas de Saratoga – o general britânico John Burgoyne obtém pequena vitória tática frente o Exército Continental na Batalha da Fazenda Freeman -
04/07/1776 - George Washington declara a independência das treze colônias americanas -
16/12/1773 - Revolução Americana: devido à alta dos impostos, ocorreu em Boston a revolta do chá, que ficou conhecida como Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party) -
05/03/1770 - Ocorre o 'Massacre de Boston' quando cinco norte-americanos são mortos após tropas britânicas abrirem fogo contra uma multidão -
18/03/1766 - Depois de 4 meses de protestos por parte de colonos norte-americanos, o Parlamento Britânico rejeita a “Lei do Selo”, uma medida tributária destinada a levantar fundos para a manutenção de um permanente exército inglês na América -
13/06/1763 - Nasce José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência -
15/02/1763 - Tratado de Hubertusburg marca o fim da Guerra dos Sete Anos -
10/02/1763 - Guerra dos Sete Anos: o 'Tratado de Paris' encerra o conflito cedendo o Canadá à Grã-Bretanha, algumas posses nas Índias Ocidentais à França e as regiões de Havana e Luisiana à Espanha -
12/12/1761 - Nasce em Salvador na Bahia, Joana Angélica de Jesus, religiosa mártir da independência do Brasil -
02/01/1757 - O Reino Unido captura Calcutá, Índia, durante guerra que manteve com a França (1756-1763) -
13/01/1750 - Assinado o Tratado de Madri (1750), documento que definiu grande parte do território brasileiro -
09/11/1729 - Assinatura do Tratado de Sevilha que põe fim à Guerra Anglo-Espanhola. -
10/09/1721 - Tratado de Nystad: Fim da Grande Guerra do Norte entre a Rússia e a Suécia. -
06/03/1714 - Tratado de Rastatt: término da Guerra da Sucessão Espanhola -
11/04/1713 - Guerra da Sucessão Espanhola: assinatura do Tratado de Utrecht -
29/01/1712 - Início das negociações do Tratado de Utrecht que pôs fim à guerra de sucessão espanhola -
26/03/1707 - Ratificação do “Tratado de União de 1707”, que aboliu a independência da Inglaterra e da Escócia em favor de um novo Estado, o "Reino Unido da Grã-Bretanha” -
26/01/1699 - Assinado o Tratado de Karlowitz entre o Império Otomano e a Santa Liga, fortalecendo o poderio dos Habsburgo no sudeste europeu -
02/10/1679 - Guerra Franco-Holandesa: Suécia assina a paz com a República dos Países Baixos -
19/03/1679 - Guerra Franco-Holandesa: Suécia assina a paz com Münster. O tratado também impunha a retirada de Münster de todos os soldados a serviço da Dinamarca -
26/01/1679 - Guerra Franco-Holandesa: França e Suécia assinam em Nimegue a paz com o Sacro Império Romano-Germânico -
19/09/1678 - Guerra Franco-Holandesa: França e Espanha assinam a paz em Nimegue -
10/08/1678 - Guerra Franco-Holandesa: França e República dos Países Baixos assinam a paz em Nimegue -
03/03/1677 - Guerra Franco-Holandesa: Batalha de Tobago - parte da tentativa do Reino da França de retomar a ilha de Tobago sob o controle da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos; -
26/01/1654 - Invasões holandesas do Brasil: Tratado de Taborda - capitulação neerlandesa aos portugueses assinada no Campo do Taborda, no Recife -
19/02/1649 - Invasões holandesas do Brasil: Segunda Batalha dos Guararapes -
18/04/1648 - Invasões holandesas do Brasil: Primeira Batalha dos Guararapes -
02/03/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Holandeses tomam o Forte de São Jorge, Recife -
01/05/1625 - Uma poderosa armada luso-espanhola que ficou conhecida como “Jornada dos Vassalos” reconquista Salvador na Bahia, então dominada pelos holandeses -
13/06/1621 - Carta-régia divide o Brasil em dois estados: Brasil e Maranhão -
27/02/1617 - O Império Sueco e o Czarado da Rússia assinam o Tratado de Stolbovo, encerrando a Guerra Ingriana e expulsando a Rússia do Mar Báltico. -
14/05/1607 - Fundação de Jamestown, na Virgínia, a primeira colônia inglesa no Novo Mundo -
30/07/1576 - Morre Hans Staden, um aventureiro mercenário alemão do século XVI, autor de relato de viagem sobre Brasil -
28/12/1557 - Mem de Sá, Terceiro governador-geral do Brasil, chega a Salvador, Bahia -
25/09/1555 - Assinatura da Paz de Augsburgo -
07/01/1549 - Criação de um governo central no Brasil, o chamado Governo-Geral, sendo Tomé de Sousa o primeiro Governador-Geral -
22/04/1529 - Tratado de Saragoça: Os reis da Espanha e Portugal delimitaram exatamente as zonas de influência portuguesa e espanhola na Ásia -
10/12/1508 - Surge a Liga de Cambrai -
12/10/1508 - Assinado o “Tratado de Cambrai” coligação militar entre o rei Luís XII da França, o imperador Maximiliano e o Rei Fernando de Aragão -
20/05/1506 - Morre Cristóvão Colombo -
21/07/1501 - Pedro Álvares Cabral e o que restou de sua esquadra chegam a Portugal -
16/01/1501 - Pedro Álvares Cabral e o que restou de sua esquadra começam a viagem de retorno a Portugal -
13/09/1500 - Chegaram a Calecute as 5 embarcações que restaram da esquadra de Pedro Álvares Cabral -
09/03/1500 - A esquadra de Pedro Álvares Cabral começa sua expedição à Índia que acabou por descobrir o Brasil -
15/02/1500 - Pedro Álvares Cabral é nomeado o capitão-mor de uma expedição à Índia que acabou por descobrir o Brasil -
26/01/1500 - Vicente Yáñez Pinzón, um navegador e explorador espanhol, teria descoberto a costa norte do Brasil , três meses antes da chegada de Pedro Álvares Cabral. -
19/11/1499 - Vicente Yáñez Pinzón, navegador espanhol, parte da Espanha rumo ao novo continente, tendo alcançado a costa brasileira em janeiro do ano seguinte, antecedendo a Pedro Álvares Cabral, o seu descobridor oficial -
31/07/1498 - Em sua terceira viagem ao Hemisfério Ocidental, Cristóvão Colombo chega à ilha de Trindad -
30/05/1498 - Cristóvão Colombo deixa a Espanha em sua terceira viagem de exploração às Américas -
20/05/1497 - O navegador Giovanni Caboto inicia sua primeira viajem rumo à América do Norte -
05/09/1494 - Ratificação do Tratado de Tordesilhas por Portugal -
18/11/1493 - Cristóvão Colombo avista pela primeira vez o que agora é Porto Rico. Ele desembarcou no dia seguinte e batizou a ilha de San Juan Batista -
25/09/1493 - Cristóvão Colombo inicia sua segunda expedição ao Novo Mundo -
04/05/1493 - Emitida a bula Inter cætera pelo Papa Alexandre VI que dividia o Novo Mundo entre Espanha e Portugal ao longo de uma Linha de Demarcação num meridiano situado a 100 léguas a oeste do arquipélago do Cabo Verde -
03/08/1492 - Cristóvão Colombo saiu do porto de Palos, na Espanha, com três navios. Em 12 de outubro, ele chegaria à costa de San Salvador, que batizaria de América -
21/06/1481 - O Papa Sisto IV outorga a bula Aeterni regis, na qual garantia a Portugal todas as terras descobertas e a serem descobertas ao sul das Ilhas Canárias na África e à Espanha, as Ilhas Canárias. -
06/03/1480 - O “Tratado das Alcáçovas-Toledo” é ratificado: a Espanha reconhecia a conquista portuguesa do Marrocos e Portugal cedia as reivindicações da Espanha pelas Ilhas Canárias -
09/05/1386 - Inglaterra e Portugal assinam o Tratado de Windsor -
17/05/1383 - Casamento da princesa Beatriz de Portugal com o rei João I de Castela -
31/03/1371 - Celebrado o “Tratado de Alcoutim” entre os reis D. Fernando e D. Henrique II de Castela, onde o soberano de Portugal compromete-se a manter boas relações com o rei da França -
24/10/1360 - Guerra dos Cem Anos: Ratificação do Tratado de Brétigny por Eduardo III de Inglaterra e João II de França -
08/05/1360 - Assinatura do Tratado de Brétigny marcando o fim da primeira parte da Guerra dos Cem Anos e o pico do poderio inglês na França -
26/03/1244 - Assinado por Jaime I de Aragão e por aquele que mais tarde seria seu genro, o infante Afonso de Castela (mais tarde Afonso X, o Sábio), o “Tratado de Almizra” entre a Coroa de Aragão e o Reino de Castela fixando os limites do Reino de Valência -
05/10/1143 - Realiza-se em Zamora (Leão) a Conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a independência de Portugal -
09/10/1000 - Descoberta da América: Leif Ericson desembarca na Vinland , virando o primeiro Europeu conhecido a por o pé no Canadá. Seu pai, Erik O Vermelho, desembarcou na Groelândia em 982