Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de dezembro de 1979.

O Sport Club Internacional conquista o terceiro título brasileiro, de forma invicta, vencendo a final contra o Vasco da Gama por 2x1

Internacional de Porto Alegre TRI Campeão Brasileiro 1979

O Sport Club Internacional, conhecido apenas por Internacional, Inter, SC Internacional ou ainda Inter de Porto Alegre e cujo acrônimo é SCI, é um clube esportivo brasileiro de futebol da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É o maior clube de futebol do sul do país. Seus torcedores são conhecidos como colorados.

Foi campeão da Copa Libertadores da América em 2006 e 2010, da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2006, da Recopa Sul-Americana em 2007 e 2011, e da Copa Sul-Americana de forma invicta em 2008, em 2009 conquistou no Japão a Copa Suruga Bank, tornando-se o único clube do país que possui todos os títulos que um clube Sul-Americano pode almejar atualmente. Foi campeão brasileiro de forma invicta em 1979, sendo o único clube brasileiro a conseguir este feito, e também o único octacampeão gaúcho: 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75 e 76.

Campeonato Brasileiro de Futebol de 1979

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1979, originalmente denominado Copa Brasil pela CBD, foi a vigésima terceira edição do Campeonato Brasileiro e foi vencido pelo Internacional, que se tornou o primeiro clube brasileiro a partir de 1971 a conquistar três títulos nacionais (já havia vencido antes em 1975 e 1976) e também o único caso de campeão invicto do Campeonato Brasileiro nesse período, que o Inter conquistou sem derrotas nesse ano de 1979.

Foi o último campeonato organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que, por determinação da FIFA, uma semana após o início do certame desmembrou-se em CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e outras entidades, dedicadas aos demais esportes. Neste ano, o maior inchaço de clubes promovido pela ditadura militar transformou o campeonato em uma única divisão contando com 94 clubes.

De acordo com o regulamento inicial, os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, que disputariam um Torneio Rio-São Paulo (não realizado), entrariam somente na segunda fase do campeonato. Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, como o campeão e vice do ano anterior (Guarani e Palmeiras). Como o pleito não foi atendido, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram o campeonato.

Na partida decisiva, disputada em 23 de dezembro de 1979 no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, vitória colorada sobre o Vasco da Gama por 2 a 1 (gols de Jair e Falcão para o Inter, e Wilsinho descontando para o Vasco), depois de ter vencido o time carioca na primeira partida da final realizada em 20 de dezembro no Maracanã, pelo placar de 2 a 0 (dois gols de Chico Spina).

Fonte: Wikipédia


Tags: Futebol, título, internacional, colorado






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.02

  • Dia de Santo Alexandre
  • Dia de São Porfírio de Gaza
  • Dia do Comediante