Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de janeiro de 1986.

Anunciada a proposta ganhadora para a construção do Eurotúnel


O Eurotúnel, Túnel da Mancha, Channel Tunnel, em inglês, le tunnel sous la Manche; em francês e ainda alcunhado pelos britânicos como The Chunnel, é um túnel ferroviário que liga a França à Inglaterra por baixo da água. A sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o segundo mais longo túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo ‘’Túnel de Seikan’’ no Japão.

Em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Túnel do Canal (Channel Tunnel Study Group). No seu relatório, publicado em 1960, recomendava-se a construção de dois túneis ferroviários principais e um de serviço, menor. O projeto foi iniciado em 1973 mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975 quando já estavam construídos 250 metros de um túnel de teste.

Em 1984, a idéia foi relançada com uma proposta conjunta dos governos britânico e francês para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao público em 20 de Janeiro de 1986.

Em 12 de Fevereiro de 1986, os governos dos dois países assinaram em Canterbury, o Fixed Link Treaty que foi ratificado em 1987.

O percurso planejado ligava Calais, na França, a Folkestone, na Inglaterra. Na maior parte do seu percurso, o túnel encontra-se a 40 metros abaixo do fundo do mar, sendo a secção sul mais funda do que a secção norte.

Tags: Túnel, canal da mancha, Eurotúnel






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 26.01

  • Dia de Santa Ângela Mérici
  • Dia do Orador
  • Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto